O leitor Matheus G. Carlos passou a dica e nós replicamos:
"A União Europeia (UE) adotou oficialmente uma política abrangente para incentivar o uso da bicicleta em todos os países do bloco..."
A declaração, publicada no dia 3 de abril na página do diário oficial da UE compromete os países a "aumentarem significativamente" a infraestrutura para bicicletas e apela especificamente à construção de redes de ciclovias dentro das cidades, incluindo ciclovias fisicamente separadas, e ciclovias para ligar os núcleos urbanos aos subúrbios e às áreas rurais mais distantes. A política também estimula a criação de locais para estacionamento seguro de bikes e pontos de recarga para bicicletas elétricas em todas as localidades da Europa..
No documento, a União Europeia também promete fazer tudo o que estiver ao seu alcance para conseguir que o setor privado apoie o ciclismo com incentivos para o transporte da bicicleta para o trabalho, bicicletas elétricas empresariais, estacionamento e instalações adequadas, e serviços de entrega baseados em bicicletas. De acordo com a declaração, a UE compromete-se a “fornecer apoio técnico e financiamento” para tornar estes objetivos uma realidade.
A novidade foi recebida com entusiasmo pela Federação Europeia de Ciclistas, que saudou o texto como “um marco monumental” que ajudará a “apoiar e melhorar as políticas para mais ciclismo e colocá-lo no mesmo nível de outros modos de transporte”.
Saiba mais em:
Leia também:
Bicicleta supera o carro como meio de transporte em Paris
"Santiago já tem mais de 2.400 ônibus elétricos"
Paris lança plano para estimular a mobilidade a pé
Em defesa dos "bairros verdes" de São Paulo
França caminha para ser uma 'nação de bicicletas'
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?