A partir deste sábado (6), os porto-alegrenses podem contar com mais uma opção de mobilidade ativa para seus deslocamentos. Após autorização da prefeitura, cerca de 650 patinetes azuis da empresa JET estarão à disposição com aproximadamente 120 estações digitais na região do Centro Histórico, além dos bairros Praia de Belas, Menino Deus e Cristal.
Com a entrada da empresa do Cazaquistão, Porto Alegre passa a contar com três operadoras autorizadas a explorar o compartilhamento de patinetes, sem estação física, por meio de aplicativo. As empresas Whoosh e Adventure também oferecem o serviço.
Na manhã de hoje, a prefeitura fez uma vistoria para a operação dos patinetes no Terminal Parobé, que passou por recente revitalização. No local, onde diariamente cerca de 64 mil passageiros utilizam 38 linhas do transporte coletivo, os usuários podem retirar os patinetes para complementar o último trecho de seus deslocamentos.
“Uma boa mobilidade humana na cidade requer que tenhamos recursos para os diferentes tipos de deslocamento. O patinete é parte disso. É uma forma de complementarmos o sistema de micromobilidade da capital, oferecendo uma boa opção para o porto-alegrense executar trajetos mais curtos”, disse o prefeito Sebastião Melo (MDB).
Segundo a prefeitura, a operação está de acordo com as normas da Resolução nº 996/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que permite circulação com velocidade de até 20 km/h em ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, e máxima de 6 km/h em áreas de circulação de pedestres. Em acordo com a prefeitura, na Orla do Guaíba o limite será de 10 km/h.
Para mais informações, acesse o site da JET e faça o download do aplicativo no telefone celular.
Leia também:
Acidente com patinete elétrico pode causar lesão grave, diz estudo
Em Florianópolis usuários de patinete são bloqueados por mau uso
Fim definitivo do aluguel de patinetes elétricos por aplicativo em Paris
Bike Poa chega a 100 estações, agora também com bikes elétricas
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?