A cidade de Caçador (SC), com sua história entrelaçada aos trilhos do trem, lidera uma iniciativa inovadora que está transformando a relação dos habitantes com o leito ferroviário abandonado. O recém-inaugurado Parque Linear de Caçador, um projeto abrangente que inclui uma generosa ciclovia, revitalização de antigas estações, pista para corrida e caminhada e bolsões verdes.
Dos 9 km previstos para esta implantação, 4,5 km já estão inaugurados e contam com iluminação, sinalização, pintura, paisagismo e, o mais importante, com o entorno integrado. “Essa foi uma preocupação nossa, de agregar o que e quem já estava ali”, conta Alexandre Schermach, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano do município (IPPUC).
Moradores durante a inauguração em março do Parque Linear de Caçador (SC) Foto: Divulgação
Iniciado em 2010, o projeto enfrentou resistências no início, mas à medida que as obras avançaram a população passou a frequentar os trechos concluídos, reconhecendo o valor do investimento em boa infraestrutura e qualidade de vida. “O trem é o motivo de Caçador ter nascido como cidade e essa cultura sempre esteve presente na nossa comunidade; mesmo quando os trilhos estavam sem manutenção, ai de quem pensasse em mexer na estrutura secular”, brinca Alexandre.
O sucesso do Parque Linear de Caçador é um exemplo inspirador do potencial de transformação de trilhos abandonados em parques e corredores ecológicos e rotas de cicloturismo em todo o país. Com a liderança de organizações como a Aliança Bike e a Rede Trilhas, o projeto “Trilhos em Trilhas” vem ganhando corpo, indicando uma nova direção para a utilização desses espaços abandonados por décadas.
Ciclovia segue em paralelo, ao longo dos trilhos da antiga ferrovia em Caçador (SC) Foto: Divulgação
Saiba mais sobre o projeto do Parque de Caçador na página da Aliança Bike
Leia também:
Entrevista: Katiane Duarte fala sobre a "Ciclovia do Trabalhador"
Ciclovia de Arapiraca (AL) ganha prêmio internacional de mobilidade
Em SP, projeto de novas pistas ameaça futuro parque
Nos EUA, ferrovias são convertidas em trilhas para caminhar e pedalar
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?