Foi aberta nesta quinta-feira (14) a consulta pública que vai receber contribuições para o projeto de túnel sob o mar na interligação das cidades de Santos e Guarujá, no litoral sul de São Paulo.
Separadas pelo canal do estuário de Santos e o distrito de Vicente de Carvalho, no Guarujá, o túnel de 860 m de extensão (dos quais 761 m serão submersos) permitirá que as duas cidades sejam interligadas. A proposta é que estrutura passe por debaixo do canal do Porto de Santos, a uma profundidade de 21 m, o suficiente para não comprometer o tráfego de navios no local.
Prometido várias vezes, e com diferentes projetos ao longo de quase um século, o primeiro túnel submerso da América Latina beneficiará a população da Baixada Santista, turistas e trabalhadores que se deslocam na área do Porto de Santos.
O investimento previsto para o túnel Santos-Guarujá é da ordem de R$ 6 bilhões, e segundo o governo federal trata-se da maior obra de infraestrutura do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A proposta atual é que a obra do túnel permita que a travessia, hoje feita por balsa, possa ser realizada por outros meios como carro, bicicleta, VLT (Veículo leve sobre trilhos), além de passagem para pedestre. Segundo o Ministério dos Portos e Aeroportos, a estrutura deverá atender 78 mil pessoas por dia.
Participação social
Conforme publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, a consulta pública está aberta a partir de hoje, 14 de março, e prossegue até o dia 3 de maio de 2024.
As sugestões devem ser enviadas via formulário disponível no site do Ministério dos Portos e Aeroportos (clique neste link). Ao final, as propostas servirão para subsidiar o texto da versão final do edital de construção e operação do túnel.
Também dentro do processo legal serão realizadas três audiências públicas presenciais: a primeira sessão será no dia 17 de abril, na cidade de Santos; no dia seguinte, a reunião acontece no Guarujá; por fim, no dia 19, a sede da última consulta presencial será na Autoridade Portuária de Santos (APS).
Obra conjunta
O túnel Santos-Guarujá é um projeto conjunto dos governos Federal e de São Paulo, com alguma participação da iniciativa privada (PPP). No início de fevereiro, um termo de cooperação técnica e financeira para a execução das obras foi assinado pelos dois entes federativos.
Na sequência, foi feito ontem (13) o lançamento da consulta pública, na sede do Ministério de Portos e Aeroportos, com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e outras autoridades de governo.
Anúncio da consulta pública do túnel Santos-Guarujá Foto: Vosmar Rosa/MPor
Leia também:
Plano propõe 670 km de ciclovias para interligar a Baixada Santista
Túnel para pedestres gera polêmica em Salvador (BA)
Túnel Santos-Guarujá pode ter área para expansão de VLT
Seca no Canal do Panamá preocupa mercado
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?