Green Link Walk é a mais nova rota da rede de caminhada da Grande Londres: são 24 km de extensão de trilhas, passando por cerca de 40 áreas verdes, tudo sem se afastar muito do meio urbano. O percurso foi lançado no início de março pela TfL, o órgão governamental responsável pelo sistema de transporte da capital londrina.
Voltado a pedestres e ciclistas, o novo caminho faz parte da rede Walk London, que já conta com oito rotas muito visitadas pelos londrinos, como as Green Chain e Thames Path.
A Green Link Walk atravessa o leste de Londres, indo de Peckham, ao sul, até Epping Forest, no norte, onde se encontra a floresta de Essex, com cerca de 55 mil árvores antigas. Seguindo pela rota, além de evitar o trânsito da cidade, o caminhante vai usufruir de espaços verdes pouco conhecidos e passar por locais históricos - como o antigo hospital Clothworker's Almhouses ou o jardim público Postman's Park -, sem se dar conta que não está tão longe da área urbana.
A rota foi lançada em resposta ao aumento da demanda por caminhadas de lazer desde a pandemia e ao desejo dos londrinos de ter mais espaço para a mobilidade a pé. Segundo o TfL, houve um aumento de 10% nessa modalidade desde 2020, e mais da metade da população hoje busca por áreas para andar e pedalar.
Acessibilidade
No planejamento das trilhas, a rede Walk London busca contemplar as necessidades de inclusão e de acessibilidade, informa a TfL. A Green Link Walk, por exemplo, inclui meios-fios rebaixados e pontes com rampas ou degraus íngremes são evitados, sempre que possível, diz o órgão. Desse modo, o trajeto é recomendado inclusive para pessoas em cadeira de rodas, idosos ou pais levando um carrinho de bebê.
A rota Green Link Walk conta também com o apoio de diferentes grupos de pedestres e de adeptos da micromobilidade, incluindo Ramblers, London Living Streets, Sustrans e CPRE.
Acima, o percurso do Green Link Walk. Se quiser acessar o mapa interativo, clique aqui.
Leia também:
Paris lança plano para estimular o caminhar
MP aciona Justiça do DF para a melhoria de travessias de pedestres
Barcelona: mobilidade sustentável cresceu em 2023
Londres expande áreas com restrições a carros poluidores
Conheça o Anel Ciclista de Madri
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?