A cidade de Nova York (EUA) inaugurou na semana passada sua primeira estação pública de carregamento de bicicletas elétricas. Trata-se de um programa piloto com duração de seis meses, que prevê ainda a instalação de mais quatro postos como este nas ruas do Brooklyn e Manhattan. O objetivo é melhorar a segurança dos entregadores ciclistas. Nesta fase de testes, cem entregadores participam do projeto.
A iniciativa partiu do prefeito Eric Adams, e busca oferecer um local seguro para o carregamento das baterias, prevenindo assim os muitos incêndios com e-bikes que vêm ocorrendo na cidade. Só no ano passado, foram 268 sinistros do tipo, que mataram 18 pessoas e feriram outras 150, segundo o jornal The New York Times.
Em geral, os incêndios são causados pelo uso não seguro dessas baterias nas bicicletas elétricas, e a maioria deles acontece em edifícios residenciais, pondo em risco a vida de moradores e trabalhadores.
Além da manipulação das baterias de íons de lítio, há casos em que são utilizadas em bicicletas de má qualidade ou de segunda mão. Outro problema é o uso de equipamentos incompatíveis para fazer o carregamento ou passíveis de sobrecarga. Para evitar ocorrências desse tipo, a prefeitura propõe a instalação de postos com áreas de carregamento seguras.
"Ao investir em estações de carregamento rápido para bicicletas elétricas, e em serviços de troca de baterias, estamos construindo uma infraestrutura favorável às bicicletas elétricas e preparando as ruas da nossa cidade para uma nova geração de usuários”, destacou Eric Adams.
Leia também:
Novas baterias podem melhorar o desempenho de veículos elétricos
Empresa francesa lança bicicletas para cargas pesadas
Nova York autoriza uso de cargo bikes elétricas maiores
Riscos de incêndio em veículos elétricos e a falta de legislação
Enfim, uma bicicleta elétrica que não precisa de bateria
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?