Entre os dias 4 e 10 de agosto acontece a 8ª edição da Semana do Caminhar, evento nacional que mobiliza organizações e pessoas em diversos estados brasileiros para a realização de ações de construção de cidades melhores.
Segundo os organizadores, agora é o momento de escolher o tema da edição deste ano. E a colaboração de todos é importante e bem-vinda. Assim, até o dia 29/2 as pessoas têm disponível um link para a votação.
Qual será o destaque da 8ª Semana do Caminhar
Os temas propostos para a edição de 2024 do evento são os seguintes:
- Como caminhar com o clima instável?
- Caminhabilidade na cidade toda - Periferias a pé
- Caminhar e Gênero
O primeiro tema aborda a relação entre mudanças climáticas e caminhabilidade. A ideia é que, com a construção de cidades caminháveis e espaços naturais, o enfrentamento da crise climática deverá ser acompanhado da oferta de ambientes mais agradáveis e acolhedores nas ruas.
A segunda proposta discute a descentralização das ações para a caminhabilidade, com soluções nas periferias e abordando os desafios no desenho das ruas. Enfatiza a criação de novas centralidades, conectividade à cidade inteira e a importância da intermodalidade acessível, incluindo a defesa de políticas como a tarifa zero.
Por último, o terceiro tema, Caminhar e Gênero, reflete sobre a relação entre o deslocamento de mulheres e meninas e o ato de caminhar na cidade. Aborda a falta de representatividade na participação social e em cargos de liderança, e como isso contribui para cidades desiguais; destaca as violências enfrentadas por mulheres e a necessidade de soluções acolhedoras e representativas.
Vote aqui, até dia 29/2, no tema da Semana do Caminhar de 2024
Leia também:
Paris lança plano para estimular o caminhar
Barcelona: mobilidade sustentável cresceu em 2023
"SUS da Mobilidade" vai incluir pedestre e ciclista?
Veja os resultados da Semana do Caminhar 2023
Semana do Caminhar: em pauta, as Cidades de 15 Minutos
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?