Nesta segunda-feira (5) entraram em operação, com passageiros, dois novos ônibus 100% elétricos em Porto Alegre. São veículos modelos Attivi Integral da Marcopolo e Caio/Eletra eMillenium, que já circulavam pela cidade desde o início do ano e agora passam a integrar a frota em teste por mais 30 dias na linha 520.3 - Triângulo/24 de Outubro/Auxiliadora.
Além desses modelos, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) pretende testar ainda outros fabricantes ao longo do ano. A operação nesta semana foi acompanhada pelo prefeito Sebastião Melo (MDB) e autoridades do setor.
Trata-se do início de eletrificação da frota, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, que destacou ainda: "Até maio vamos dar início ao projeto-piloto para implementação de 12 novos veículos elétricos no sistema de transporte da capital”.
O projeto-piloto de eletromobilidade tem previsão de início no primeiro semestre de 2024 com duas linhas totalmente elétricas: a 178.1 - Praia de Belas Elétrica, que vai do Terminal Azenha ao Centro, e a nova linha Integradora, que terá partida também na Azenha rumo ao Centro.
Ônibus elétricos já estão em operação em Porto Alegre. Foto: Alex Rocha/PMPA
Veículos
Os ônibus em teste chegaram em 16 de dezembro e passaram por um período de adaptações no veículo e treinamentos com motoristas. Os dois veículos têm ar condicionado, acessibilidade com espaço reservado para idosos e cadeirantes.
O Attivi Integral da Marcopolo tem 12,95 m de comprimento, capacidade para até 81 passageiros, com 36 assentos, autonomia de até 280 km, baterias LFP com 396,8 kWh de capacidade e tempo de recarga de quatro horas. O ônibus da Caio/Eletra eMillenium possui 12,1 m de comprimento, capacidade para 70 passageiros, com 28 assentos, autonomia de 200 a 250 km e banco de baterias 360 kWh.
Leia também:
Bike Poa chega a 100 estações, agora também com bikes elétricas
Manifesto pede que Orla do Guaíba, em Porto Alegre, vire Zona 30
Porto Alegre lança edital de privatização da Carris
Porto Alegre instala 255 novos abrigos de ônibus
Porto Alegre faz evento sobre transporte público e eletromobilidade
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?