Caminhões elétricos leves para entregas urbanas (VUC) já são relativamente comuns nas grandes cidades brasileiras. Agora, a PepsiCo anunciou o início de operações de um caminhão elétrico semipesado para distribuição de seus produtos. Trata-se do modelo Scania P25 6x2, fabricado na Suécia, com capacidade de carga até 23 toneladas e autonomia de 200 km.
O novo veículo foi trazido ao Brasil por solicitação da PepsiCo para uma operação experimental na região de Cabreúva, Itu, Valinhos, Indaiatuba e Sorocaba, interior de São Paulo, inicialmente apenas para transporte de materiais entre unidades da companhia de alimentos. Além desta primeira venda, a transportadora que presta serviços de logística para a PepsiCo receberá um segundo caminhão elétrico da Scania, este destinado às rotas de distribuição de alimentos para a companhia.
Apesar da parceria, a Scania não confirma a fabricação ou venda de veículos elétricos no Brasil. No entanto, a fabricante sueca revela que "a iniciativa vai possibilitar o conhecimento necessário para o aprimoramento e adaptação às necessidades locais". Na Europa, a empresa já oferece caminhões com autonomia de 400 km, com tempo de recarga das baterias de 85 minutos.
Além de ser elétrico, o novo veículo tem sua carroceria produzida com plásticos reciclados. Segundo a nota divulgada pela PepsiCo, a empresa também implementou em 2023 painéis de filmes fotovoltaicos orgânicos (OPV) em 250 caminhões, para o carregamento da bateria de acessórios dos veículos, o que evita a emissão de cerca de 7.800 kg de CO²/ano. E desde o ano passado, conforme o texto, todas as compras de caminhões novos da PepsiCo contam com 20% de veículos elétricos ou movidos a gás.
Leia também:
Pará encomenda 40 ônibus elétricos da Eletra para a COP30
Alguém lembra da Romisetta? Ela agora é elétrica
Novas baterias podem melhorar o desempenho de veículos elétricos
Curitiba inicia estudos para a implantação de um VLT
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?