Funcionários da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR), passarão a contar com um ônibus elétrico para o transporte diário ao trabalho. Na semana passada a empresa Brasil Sul recebeu o primeiro ônibus elétrico fabricado pela BYD, que será destinado exclusivamente aos funcionários da central elétrica.
O novo ônibus, modelo D9F, foi concebido especialmente para operações de fretamento e linhas rodoviárias de curta e médias distâncias. Elétrico, sem emissão de poluentes, com baixa emissão de ruídos, o novo veículo conta com suspensão pneumática dianteira e traseira para maior conforto ao motorista e aos passageiros.
Durante a apresentação do veículo no dia 11 de janeiro, técnicos da BYD explicaram as características do chassi, detalharam o manual de garantia e as exigências de manutenção preventiva. O ônibus, segundo nota divulgada pela empresa, ttem a vantagem de um baixo custo de manutenção.
Chassi do novo ônibus Imagem: BYD
Caraterísticas do modelo:
* Motor BYD-2912TZ-XY-A integrado em cada uma das rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tração.
* Chassi tubular, que não necessita alongamento para carrocerias até 13 metros e estrutura constituida por materiais de alta resistência a torção e a flexão.
* Freios a disco com ABS e sistema regenerativo de energia, proporcionando maior segurança e autonomia ao veículo.
* Suspensão pneumática dianteira e traseira, o que proporciona maior conforto para os passageiros e motorista.
* Coluna de direção regulável, que permite o ajuste de acordo com as características de cada motorista, melhorando a ergonomia.
* Certificado ISO 9001/2015 e ISO 14001/2015.
* Cinco anos de garantia para o trem de força (motores elétricos e caixa de redução).
* Baixo custo de manutenção.
Projeto de ônibus elétrico/etanol
Em 2021, a Itaipu estava desenvolvendo um protótipo de ônibus híbrido (elétrico/etanol) com apoio da Finep e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O chassi chegou a receber uma carroceria de ônibus da Mascarello para testes em escala real.
Leia também:
Itaipu fecha parceria para construção de ciclovia de 4,4 km
Eletra inaugura fábrica para produzir 1.800 ônibus elétricos por ano
Ônibus híbrido (elétrico/etanol) da Itaipu entra em fase final de testes (2021)
Itaipu começa estudo para primeiro VLT elétrico do Brasil (2012)
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?