Ativistas de todo o país preparam uma grande bicicletada nacional nesta sexta-feira (12) em homenagem à artista Julieta Hernández, assassinada no município de Presidente Figueiredo (AM) quando pedalava de volta a seu país para passar as festas de final de ano com seus familiares.
"Na próxima sexta-feira, dia 12/01/2024, vamos ocupar as ruas do Brasil em solidariedade a Julieta e para gritar contra a barbárie, o feminicídio, a violência e o extermínio que as mulheres sofrem diariamente...Parem de nos matar..Nós temos o direito de ser livres, viver com segurança e realizar nossos sonhos em paz...", anuncia o manifesto divulgado pelas redes sociais.
Julieta Hernández, a "Miss Jujuba", seu nome artístico, era uma mulher migrante, palhaça, cicloviajante e muito generosa, conforme testemunham seus amigos e amigas. "Sua alegria de viver contagiava. Dedicou boa parte da vida para levar alegria e sorrisos a crianças nos interiores do Brasil disseminando a cultura do circo e das mulheres palhaças por onde passava - sempre de bicicleta", explica o texto de convocação do protesto.
A organização do protesto está convocando pessoas por todo o Brasil - homens e mulheres - a mobilizarem bicicletadas em suas cidades simultaneamente na próxima sexta-feira dia 12/01/2024, a fim de homenagear Julieta Hernandez, a Miss Jujuba para ocupar as ruas do Brasil em solidariedade a Julieta e para gritar contra a barbárie, o feminicídio, a violência e o extermínio que as mulheres sofrem diariamente.
Apoio à família
A família de Julieta está precisando de apoio financeiro para lidar com o impacto de sua morte. Colaborações em dinheiro podoem ser feitas pela conta PayPal da irmã de Julieta: sophialarouge@gmail.com. Ou pelo pix, por meio da chave contato@circodisoladies.com.br.
Como participar
Reúna amigos e familiares que pedalam em sua cidade e articule pontos de encontro para as bicicletadas. Acompanhe as redes sociais da mobilização em sua cidade no link do Instagram
Leia também
Uma Rua Cada Dia: Fotografe e Participe!
Sistema Único de Mobilidade precisa incluir pedestre e ciclista
Como os pedestres foram expulsos das ruas
Estudo Mobilize 2022 - Mobilidade Urbana em Dados e nas Ruas
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?