"Carro voador" autônomo foi apresentado em Fortaleza

Nesta quinta (21) o público pode conferir um modelo em escala real do G-X1, veículo autônomo para dois passageiros projetado pela startup cearense Vertical Connect

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Fonte: IFCE  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de dezembro de 2023

Gênesis G-X1, veículo voador autônomo, 100% elétri

Gênesis G-X1, veículo voador autônomo, 100% elétrico

créditos: Divulgação/Vertical Connect

Um evento em Fortaleza nesta quinta-feira (21) apresentou ao público e à imprensa de um modelo do veículo Gênesis-X1, que está sendo desenvolvido pela startup cearense Vertical Connect. Trata-se de um eVTOL, veículo de propulsão elétrica com pouso e decolagem verticais, que é a aposta das empresas de tecnologia para o futuro da mobilidade urbana.

 

O G-X1 é um veículo multiuso autônomo,  com capacidade para transportar dois passageiros, e atinge velocidade de 130 km/h, com autonomia de 60 km. Dotado de oito motores elétricos, o veículo é construído em composto de fibra de carbono aeronáutico, que confere baixo peso e alta resistência à estrutura. 

 

A iniciativa para o desenvolvimento do "carro voador" nacional conta com parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que está responsável por oferecer capacitação, formação e apoiar a realização de pesquisas de projetos aeronáuticos, de olho nas demandas futuras da aviação comercial pelos vários modelos de eVTOLs. 

 

O evento de apresentação pública do modelo de eVTOLs será nesta quinta (21), às 11h, no BS Design, no bairro Aldeota, em Fortaleza. 

 

Modelos do Gênesis

Há diversas aplicações do Gênesis em desenvolvimento. Além do modelo principal, o G-X1, descrito no início da matéria, também há o GX-H, projetado para atuar como ambulância aérea em situações de emergência. 

 

Outro modelo é o Gênesis-XF, pensado para o uso no combate a incêndios, e capaz de transportar até 200 litros de água. Há ainda o GX-P, para o uso policial, dotado de câmera 4K de monitoramento on-line; o modelo GX-L, projetado para entregas, com capacidade de carga útil de até 560 kg; e o GX-AB, que atenderá às necessidades do agronegócio, também com capacidade de 200 litros e dois suportes para irrigação. 

 

Todas as variantes do Gênesis são veículos autônomos, com trem de pouso fixo do tipo esqui e altitude de cruzeiro de pouco mais de 1,640 pés (cerca de 500 metros).

 

 

Reprodução Diário do Nordeste



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