A Prefeitura do Recife iniciou uma série de intervenções em áreas que registraram alto índice de sinistros de trânsito na cidade. O objetivo é aumentar a segurança viária em pontos críticos identificados pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Nesta sexta-feira (15), foram entregues duas intervenções, a primeira em Casa Amarela, na Zona Norte, e a segunda em Boa Viagem, na Zona Sul. As duas áreas sofrem com muitas ocorrências de sinistros de trânsito. Os projetos, assim como a análise dos dados de sinistralidade, foram feitos em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, organização de referência mundial no assunto.
Em Casa Amarela, o cruzamento entre as avenidas Norte e Professor José dos Anjos recebeu um tratamento com nova sinalização, realizada pela CTTU, e obras de canteiros, feitas pela Emlurb, para redesenhar a geometria da via, além da requalificação das calçadas. Também foi feita uma realocação de pontos semafóricos para resguardar as novas travessias implantadas e melhorar a visibilidade do equipamento. O novo desenho viário foi feito a partir da observação das chamadas "linhas de desejo" - trajetórias preferidas pelos pedestres - para definição de áreas de travessia. O local foi cenário de 62 sinistros de trânsito com vítimas entre 2017 e 2022.
Já em Boa Viagem,no cruzamento entre as ruas Camboim e Dez de Julho, será implantado sentido único na Camboim, local que apresentou 35 sinistros de trânsito com vítimas entre os anos de 2017 e 2022. O número é considerado alto e, por isso, foi realizado estudo para adequação da circulação e redesenho de oito cruzamentos na área mapeada.
A velocidade regulamentada na rua Dez de Julho será de 30 km/h, que é o indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para locais com grande fluxo de pedestres e vias locais. Para garantir a velocidade mais baixa, as vias foram redesenhadas seguindo as normativas estabelecidas pelo Manual de Desenho de Ruas do Recife, garantindo mais espaços para os pedestres e travessias mais seguras. Técnicas de urbanismo tático foram aplicadas nas esquinas de oito cruzamentos ao longo da rua Dez de Julho para induzir motoristas e motociclistas a reduzir a velocidade nas interseções e, com isso, evitar colisões. Nessa região, os pedestres ganharam 385 m² para circular com mais segurança.
As intervenções de redesenho urbano já ajudaram a reduzir em até 91% os sinistros em áreas críticas do Recife, como era o caso da rua José de Alencar. No cruzamento entre as ruas do Hospício e Princesa Isabel, a redução foi de 50%. No Largo da Paz, em Afogados, a redução foi de 40% de sinistros com vítimas.
Veja mais fotos:
Leia também:
Recife amplia infraestrutura para mobilidade ativa
Recife lança manual com desenho de "ruas para pessoas"
Recife inaugura ciclofaixa e mais uma área de trânsito calmo
Recife: MPPE pede retirada de catracas elevadas dos ônibus
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!