Duzentas novas paradas de ônibus, dotadas de equipamentos tecnológicos como videomonitoramento, entrada USB para recarga de celulares, wi-fi e iluminação led, serão instaladas em Fortaleza até 2024, anunciou nesta terça-feira (12) o prefeito da cidade, José Sarto (PDT).
Os equipamentos fazem parte do projeto Parada Segura, lançado como projeto-piloto em 2022 com a instalação de um primeiro ponto no bairro de Fátima. Outros nesse modelo também já passaram pela renovação, como pontos na Avenida Beira Mar e Avenida Desembargador Moreira.
Na manhã desta terça, em transmissão ao vivo nas redes sociais, Sarto anunciou novos prosseguimentos do projeto. Segundo o gestor, nos próximos dias cinco novos abrigos serão implantados nas avenidas Godofredo Maciel, Desembargador Moreira, Silas Munguba (Dedé Brasil), Historiador Raimundo Girão e Oliveira Paiva. Em seguida, até o final do ano, serão mais 15 novas paradas seguras. E até o fim de 2024, esse número deve chegar a 200 pontos renovados com equipamentos tecnológicos, garantiu o prefeito.
Segurança
Sarto explicou ainda a motivação da proposta: “A ideia é que as pessoas tenham, sim, coragem de carregar o celular na parada, porque queremos melhorar a sensação de segurança. É um novo modelo de abrigo de ônibus que contará com ferramentas tecnológicas para ofertar mais comodidade para quem usa o transporte coletivo em Fortaleza.”
Além dos melhoramentos citados acima, as paradas terão um painel informativo que sinalizará o horário de chegada dos ônibus ao ponto. As informações serão atualizadas em tempo real, interligadas ao GPS dos ônibus. Atualmente, Fortaleza já conta com o aplicativo Meu Ônibus, que traz as atualizações de linhas e pontos em tempo real. A inovação vem trazer mais uma alternativa aos passageiros.
Finalmente, para tornar as paradas mais seguras, os locais contarão, além do auxílio de câmera de videomonitoramento, com trabalho de iluminação e urbanismo no entorno.
Em 2022, o primeiro ponto renovado, no bairro de Fátima Foto: Marcos Moura/Divulgação
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!
Leia também:
Fortaleza vence prêmio global de ciclomobilidade
Fortaleza aprova passe livre a estudantes no transporte público
Ônibus em Fortaleza será de graça na volta das compras no Centro
Maioria das cidades na Grande Fortaleza não têm faixas para ciclistas