No estado do Rio de Janeiro, mais de 150 mil pessoas com deficiência visual já têm à disposição, a partir desta segunda-feira (4), um aplicativo de geolocalização que facilita o acesso ao transporte público. O app Cittamobi, lançado em parceria com Rio Ônibus, o sindicato das empresas do setor, auxilia o usuário a traçar uma rota, checar quanto tempo vai esperar o coletivo e até saber em que ponto descer.
O engenheiro de software Luiz Eduardo Porto, desenvolvedor do aplicativo e deficiente visual, conta que esse foi o modo que encontrou de solucionar uma de suas principais dificuldades: "A ideia para criação da ferramenta surgiu depois que fiquei 40 minutos esperando no ponto para conseguir embarcar em um ônibus. Se eu tivesse o GPS do ônibus, saberia onde ele estava e não precisaria passar por isso. No dia seguinte, eu analisei como poderia desenvolver o aplicativo. Hoje, ele virou uma caixinha de ferramentas para mim, para minha mulher e outras pessoas que têm dificuldade como eu para ter uma mobilidade melhor", explicou.
Além das funcionalidades voltadas para o uso do transporte público, o aplicativo auxilia ainda no deslocamento de rotas a pé e, no caso de viagens, há um recurso que identifica o deslocamento entre municípios.
O aplicativo Cittamobi Acessibilidade já está disponível para ser baixado e pronto para uso no Rio de Janeiro e em mais de 300 cidades no Brasil. Interessados podem acessar o site do Rio Ônibus e encontrar o atalho para download na aba “apps”.
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!
Leia também:
Direito à mobilidade ainda é desafio a pessoas com deficiência no país
Floripanoponto: inclusão de deficientes visuais no transporte público
Câmara aprova desembarque fora do ponto à noite para mulheres
App vai mostrar a localização exata de ônibus e trens no Brasil
Acessibilidade: o maior problema é como chegar ao ponto de ônibus