Demorou, mas hoje (4) foi oficialmente inaugurada a primeira linha de metrô da cidade de Quito, no Equador. O sistema estava em operação experimental desde janeiro deste ano. Construída pela Acciona, mesma empresa que faz a linha laranja de São Paulo, a obra conecta o bairro Quitumbe (sul da cidade) até El Labrador, no norte. São 15 estações em 22,6 km de trilhos.
O metrô de Quito faz parte do Sistema Integrado de Transporte Coletivo, um ambicioso programa que não só busca responder aos atuais problemas de trânsito da capital equatoriana, mas também visa a reorganizar suas vias urbanas, em busca de uma cidade mais sutentável. Até agora, a cidade dependia de corredores de ônibus híbridos, que funcionavam com motorização diesel e elétrica, por meio de canos aéreos. Os trens foram produzidos pela espanhola CAF e têm capacidade para transportar diariamente 400 mil passageiros.
As obras foram iniciadas em 2016, por meio de um contrato de 1,592 milhões de dólares, com previsão de término em 2020. Mas enfrentou alguns desafios na área central da capital equatoriana, em função de interferências com o patrimônio histórico e arqueogico da cidade.
No final de 2021 as obras estavam praticamente terminadas, mas a escolha da operadora consumiu quase dois anos de trabalhos. Uma curiosidade é que duas empresas brasileiras, a Companhia do Metropolitano de Sao Paulo e a CCR Metrô Bahia, participaram as concorrência para a operação. No total, segundo informações de ex-dirigentes da Empresa Metropolitana Metro de Quito (Epmmq) ao jornal El País, a obra custou quase 2 bilhões de dólares.
Pátio de trens do metrô no bairro Quitumbe, zona sul de Quito Foto: Epmmq
Mais informações no site: https://metrodequito.gob.ec/
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