Há sete anos teve início em Paris aquela que é considerada a maior obra de engenharia civil da Europa. Quando for concluído, o novo metrô de Paris, batizado Grand Paris Express (GPE), mais do que duplicará os espaços por onde se pode circundar a capital francesa.
Nesse território serão construídas sete novas linhas de metrô, com 68 estações, além de 190 km novas ruas e avenidas nas cercanias do sistema.
Mapa das estações do metrô Grand Paris Express Imagem: Societé du Grand Paris
Quando estiver concluído, provavelmente em 2030, o novo metrô francês interligará os subúrbios distantes de Paris ao centro da cidade e entre si. A ideia é que, com essa expansão, as melhorias sejam somente para a mobilidade urbana, mas à viabilidade comercial dos seus bairros, distritos e municípios.
A expectativa do governo francês é que pelo menos dois milhões de passageiros sejam transportados pelo sistema diariamente, o que poderá retirar de circulação automóveis em toda a região da Île de France, já que espera-se que a população migre para o transporte público sobre trilhos, mais sustentável e não poluente.
Vista da estação Villejuif-Gustave Roussy, com 50 m de profundidade, projeto do arquiteto Dominique Perrault Foto: ©Michel Denacé. ADAGP, 2021
O novo metrô começou a ser executado em 2016, cinco anos após o então presidente Nicholas Sarkozy ter apelado à sua implementação num discurso nacional exaltando as virtudes do empreendimento: “Queremos reconstruir a cidade em cima da cidade, eliminar a divisão entre Paris e os seus subúrbios, reduzir as divisões que separam os bairros, que separam os habitantes; queremos restaurar a unidade, a continuidade e a solidariedade.”
Essa visão permaneceu por três mandatos presidenciais, apesar de a obra ter atrasado anos, assistido a cinco acidentes nos canteiros de obras, somado críticas da sociedade e ultrapassado em bilhões o orçamento inicial. De lá para cá, os custos atingiram 36 bilhões de euros (39 bilhões de dólares), de acordo com a Société du Grand Paris, a agência estatal de infraestruturas encarregada da concepção e de implementar o projeto.
A expectativa inicial era que o novo metrô parisiense fosse inaugurado a tempo para os Jogos Olímpicos de Verão de Paris, em 2024. E embora não seja incomum grandes projetos de transporte atrasarem, em Paris a pressão dos realizadores dos Jogos por resultados vem fazendo andar a obra. Das 68 estações previstas, 40 já entraram em operação, e há um esforço para que até junho de 2024 seja inaugurada uma estação no Aeroporto de Orly.
*Traduzido e adaptado por Regina Rocha/Mobilize Brasil a partir de reportagem de Jennifer Leigh Parker (Forbes)
Veja vídeos da Société du Grand Paris com informações sobre a nova linha:
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