Em obras, novo metrô vai contornar Paris e conectar toda a cidade

Iniciado em 2016, o sistema circunda subúrbios da capital francesa. Dois milhões de pessoas serão atendidas por 4 linhas e 68 estações, das quais 40 já estão operando

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Fonte: Forbes  |  Autor: Mobilize Brasil (trad.)*  |  Postado em: 24 de novembro de 2023

Teste neste ano em trem da futura linha Grand Pari

Trem da futura linha Grand Paris Express em testes

créditos: Samuel Dhote/ Société du Grand Paris


Há sete anos teve início em Paris aquela que é considerada a maior obra de engenharia civil da Europa. Quando for concluído, o novo metrô de Paris, batizado Grand Paris Express (GPE), mais do que duplicará os espaços por onde se pode circundar a capital francesa.

 

Nesse território serão construídas sete novas linhas de metrô, com 68 estações, além de 190 km novas ruas e avenidas nas cercanias do sistema.  

 

Mapa das estações do metrô Grand Paris Express Imagem: Societé du Grand Paris

 

Quando estiver concluído, provavelmente em 2030, o novo metrô francês interligará os subúrbios distantes de Paris ao centro da cidade e entre si. A ideia é que, com essa expansão, as melhorias sejam somente para a mobilidade urbana, mas à viabilidade comercial dos seus bairros, distritos e municípios.

 

A expectativa do governo francês é que pelo menos dois milhões de passageiros sejam transportados pelo sistema diariamente, o que poderá retirar de circulação automóveis em toda a região da Île de France, já que espera-se que a população migre para o transporte público sobre trilhos, mais sustentável e não poluente. 

 

 Vista da estação Villejuif-Gustave Roussy, com 50 m de profundidade, projeto do arquiteto Dominique Perrault Foto: ©Michel Denacé. ADAGP, 2021

 

O novo metrô começou a ser executado em 2016, cinco anos após o então presidente Nicholas Sarkozy ter apelado à sua implementação num discurso nacional exaltando as virtudes do empreendimento: “Queremos reconstruir a cidade em cima da cidade, eliminar a divisão entre Paris e os seus subúrbios, reduzir as divisões que separam os bairros, que separam os habitantes; queremos restaurar a unidade, a continuidade e a solidariedade.”

 

Essa visão permaneceu por três mandatos presidenciais, apesar de a obra ter atrasado anos, assistido a cinco acidentes nos canteiros de obras, somado críticas da sociedade e ultrapassado em bilhões o orçamento inicial. De lá para cá, os custos atingiram 36 bilhões de euros (39 bilhões de dólares), de acordo com a Société du Grand Paris, a agência estatal de infraestruturas encarregada da concepção e de implementar o projeto. 

 

A expectativa inicial era que o novo metrô parisiense fosse inaugurado a tempo para os Jogos Olímpicos de Verão de Paris, em 2024. E embora não seja incomum grandes projetos de transporte atrasarem, em Paris a pressão dos realizadores dos Jogos por resultados vem fazendo andar a obra. Das 68 estações previstas, 40 já entraram em operação, e há um esforço para que até junho de 2024 seja inaugurada uma estação no Aeroporto de Orly.

*Traduzido e adaptado por Regina Rocha/Mobilize Brasil a partir de reportagem de Jennifer Leigh Parker (Forbes) 

 

Veja vídeos da Société du Grand Paris com informações sobre a nova linha:


 

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