"Paris, Prioridade ao Pedestre" ou "Piéton 2023-2030" são os nomes do plano lançado neste mês de novembro pela Prefeitura de Paris para ampliar o número de pessoas a pé na capital francesa entre 2023 e 2030. O objetivo é reforçar a ideia do caminhar para além da ideia do lazer, como forma de mobilidade urbana.
Conforme Emmanuel Grégoire, vice-prefeito de Paris, "caminhar não é um meio de transporte como qualquer outro. É uma solução universal para os desafios do nosso tempo. Seus benefícios ecológicos são indiscutíveis, sendo o único meio de transporte com impacto zero de carbono, baixo consumo de espaço e silencioso. Ajuda a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, a poluição atmosférica e a poluição sonora que pesam sobre todas as metrópoles. Além disso, oferece benefícios sociais e sociais incomparáveis, ao promover a atividade física, limitar toda a poluição e acidentes, ao mesmo tempo que fortalece os laços sociais entre residentes e comerciantes na mesma rua. Além disso, a caminhada apresenta-se como um meio de transporte gratuito e acessível a todos", completou Grégoire, no texto de apresentação do plano.
A apresentação pode sugerir que o parisiense caminha pouco, mas os dados do plano mostram que a maior parte dos deslocamentos da cidade (65%) são feitos a pé. Mais ainda: entre 2010 e 2020 o número de viagens a pé em Paris aumentou 12%, em deslocamentos que duram treze minutos e percorrem 500 metros, em média. A pesquisa mostra que jovens (6-14 anos) e idosos (+60) são os grupos que mais caminham na cidade. O plano "Piéton 2023-2030" prevê uma série de mudanças para estimular outros segmentos sociais a deixarem seus automóveis e usarem seus pés para circular pela cidade.
Principais propostas do Plano:
> Criação do parque das margens do Sena com + 10 hectares adicionais de espaços caminháveis ao longo de 4,5 km na margem direita e 2,5 km na margem esquerda;
> Transformação de praças: • Place de la Bastille com + 54% espaço para pedestres • Place de la Nation com + 52% de espaço para pedestres;
> Criação de novas ruas para crianças • 201 ruas com tráfego acalmado • 57 ruas totalmente repaginadas, com arborização e paisagismo;
> Limitar a velocidade do tráfefo a 30 km/h para reforçar a segurança dos caminhantes;
> Criação de zonas "Paris Respire" para aproveitar ao máximo as ruas nos finais de semana.
Saiba mais no documento lançado (em francês):
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!
Leia também:
O projeto para tornar Paris uma 'cidade de 15 minutos'
Pontevedra, na Espanha, é um paraíso de pedestres. Mas só no Centro
Recife adere ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito
As árvores não têm culpa. Muito pelo contrário...