O Bicicultura - Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo* - está com uma programação recheada de atrações e novidades. A programação é gratuita e será realizada no Centro de Cultura e Eventos da UFSC (Campus Trindade).
A abertura será na noite do dia 15, com uma série de homenagens e apresentações artísticas em que não faltarão manifestações culturais da Ilha, como o tradicional Boi-de-Mamão. Nos demais quatro dias do encontro haverá palestras, rodas de conversa, oficinas, pedaladas, Biciculturinha, artes, esportes, intervenções urbanas, feira e festas, entre outras atrações. Ao todo, estão previstas 57 atividades, conduzidas por mais de 90 expositores.
O Bicicultura, como o nome sugere, trata de temas relacionados à cultura da bicicleta, e conta com a apresentação de pesquisas e debates sobre cicloturismo, educação, gênero, sustentabilidade e ativismo.
Pesquisadores universitários, técnicos, gestores públicos, parlamentares, membros da sociedade civil e empresários estão na lista de convidados confirmados para as palestras. São mais de 200 inscritos, conta André Soares, representante da União dos Ciclistas do Brasil (UCB) e integrante da comissão organizadora do Bicicultura: “A proposta é apresentar conferencistas diversos e representativos”, ressalta.
Palestras
Uma vasta agenda de palestras foi preparada para a edição 2023 do Bicicultura. Entre os destaques, estão os representantes da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades (Semob), Antônio Espósito e Cláudio Silva, que apresentam dados dos “Programas federais sobre mobilidade ativa e transporte público”.
Também participam Gabriel Reis e Lucas Pacobahyba, representantes a empresa Tembici, que ainda este ano trará para Florianópolis o seu sistema de bicicletas compartilhadas.
Outra palestrante é Danielle Hoppe, do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil) que abordará o “Planejamento para cidades cicloinclusivas”.
Os deputados estaduais Goura Nataraj, do Paraná, e Marquito, de Santa Catarina, marcam presença com um tema relevante para o avanço da mobilidade sustentável nos municípios: "Como promover a ciclomobilidade no Poder Legislativo".
Já o WRI Brasil traz Bruno Batista e Karolina de Jesus para abordar o planejamento urbano nas cidades, na palestra: "Desenho seguro de infraestrutura cicloviária". Também o professor da UFSC, Elson Pereira, tratará de "Mobilidade, apropriação do espaço urbano e democratização da cidade".
A Prefeitura de Florianópolis estará representada pelo secretário municipal de Planejamento e Inteligência Urbana, Michel Mittmann, e pela diretora de Projetos da pasta, Eduarda Alves.
Outra prefeitura que participa do Bicicultura é a de Niterói (RJ), representada pelo arquiteto e urbanista Filipe Simões, coordenador do programa Niterói de Bicicleta, que debaterá as "Políticas cicloinclusivas sob a perspectiva das prefeituras".
A participação no Bicicultura é inteiramente gratuita. Inscrições prévias podem ser feitas via formulário do Google.
Para acessar a programação completa, clique nesta página do Bicicultura. E para mais informações, acesse o site do evento.
Serviço
Bicicultura Floripa 2023
Dias: de 15 a 19/11
Horário: Abertura na noite do dia 15. Outras atividades (manhã, tarde e noite) nos dias 16, 17 e 18. Encerramento no domingo (19).
Local: Centro de Cultura e Eventos da UFSC - R. Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, 570, Pantanal
Realização: Amobici; ABC Pró Ciclovias; Bruxas da Bike; União de Ciclistas do Brasil
Apoio: UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Prefeitura de Florianópolis, Nathor Bicicletas, Tembici, ITDP Brasil, Movimento ODS SC, WRI Brasil, Revista Bicicleta e Sacis
*Edições: Brasília (2008); Sorocaba (2010); São Paulo (2016); Recife (2017); Rio de Janeiro (2018); Maringá (2019); online (2020 e 2021); Belém (2022); Florianópolis (2023); e Brasília (2024)
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!
Leia também:
Bicicultura Floripa 2023
Até domingo (10), tem Bicicultura em Belém do Pará
Niterói, única cidade brasileira convidada ao Velo-City 2022, na Eslovênia
Todo dia é dia de bicicleta
ParanaBici é destaque na Alep