As obras de uma ciclovia que conectará a cidade de Puerto Iguazú à entrada do Parque Nacional Iguazú, que abriga as Cataratas no seu lado argentino, tiveram início nesta terça-feira (7).
Anunciado em 2022, o projeto une cicloturismo e preservação ambiental, e contempla também calçadas para a prática de caminhadas e corrida. O traçado contará com três trechos, que seguem paralelos às rodovias nacionais 12 e 101.
O início dos trabalhos foi acompanhado pelo governador da província de Misiones, Oscar Herrera Ahuad, pelo prefeito de Puerto Iguazú, Claudio Filippa, e pelo chefe do Parque Nacional Iguazú, Claudio Sacramento.
Batizado de Circuito Aeróbico e Ciclovía Ñepyru Jeguata (expressão que significa “começar a caminhar”, em guarani), ao todo o trajeto terá 12,6 km, dividido em três etapas.
A primeira, com extensão de 6,9 km, irá do museu Imágenes de la Selva (que fica na rua de acesso ao santuário de Santa María del Iguazú) até a intersecção entre as rodovias 12 e 101. A segunda, com 3,2 km, seguirá até o ramal de acesso à Área Cataratas. A terceira e última, de 2,5 km, terá seu ponto final no Centro de Visitantes do parque.
Trechos 1 e 2 do projeto. Imagem: Divulgação
Trecho 3 do projeto. Imagem: Divulgação
O prazo para execução da ciclovia é de 12 meses, contando com recursos do governo da Argentina e execução técnica da província de Misiones.
No último trecho, de um lado ficará a ciclovia e do outro a pista de caminhada. Imagem: Google Street View
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!
Leia também:
Itaipu fecha parceria para construção de ciclovia de 4,4 km em Maringá
Que tal pedalar por trilhas incríveis da usina de Itaipu?
Cicloturismo no RS ganha rota de 355 km, por 14 municípios
Ciclovia de 160 km deve ligar Cascavel a Foz do Iguaçu (PR)