Moradores da região de Joinville (SC) estão mobilizados para reivindicar a implantação de uma ciclovia na rodovia BR 280, no trecho que liga os municípios de Araquari, Barra do Sul, São Francisco do Sul e Joinville. Há dez anos, a estrada está passando por obras de duplicação para facilitar o acesso de caminhões ao porto de São Francisco do Sul, mas o projeto não prevê nenhuma infraestrutura para a circulação de bicicletas.
Trata-se de uma região litorânea, com relevo plano e que tem um ampla tradição de ciclisco urbano. Além dos trabalhadores, que pedalam diariamente na rodovia, a ciclovia poderá fortalecer o cicloturismo que na região, com a geração de novos negócios e empregos.
"A ciclovia permitirá criar uma nova economia para fornecedores, prestadores de serviços, inovar o setor de alimentação, hotelaria, comércio e atividades de lazer e eventos nas cidades por onde passará. Calcula-se que somadas, as população de ciclistas da região ultrapasse os 300 mil usuários e possa ser incrementada com novos turistas do Brasil e do exterior que virão para percorrer os belos lugares proporcionados pelas quatro cidades e localidades adjacentes", afirma o manifesto dos organizadores do movimento.
Uma grande manifestação está sendo preparada para a próxima sexta-feira, 11 de novembro, às 11 horas, no Ecoparque Refúgio dos Pássaros, em Araquari, município localizado entre Joinville e São Francisco do Sul. Grupos de ciclistas sairão das várias cidades da região para pedalar em direção ao local do evento.
Assine a petição
Moradores de outras localidades que queiram apoiar o movimento podem assinar a petição pública, pelo link https://aventurasnabike.com.br/ciclovianabr280/
Manifestação
Data: 11 de novembro de 2023
Horário: 11h
Local: Ecoparque Refúgio dos Pássaros
Endereço: Rua Coronel Almeida, 420, Centro
Araquari (SC)
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!
Leia também:
Em Osasco (SP), ciclistas são obrigados a enfrentar o trânsito
Enfim, uma bicicleta elétrica sem bateria
Tarifa Zero chega a São Caetano do Sul, na Grande SP, nesta quarta (1º)
Nova York terá linhas de ônibus gratuitas a partir de setembro
Dez anos após protestos, Prefeitura de SP cogita a tarifa zero