O Instituto Corrida Amiga está lançando a publicação "A cidade sob o olhar das crianças a partir da mobilidade urbana", um guia que apresenta experiências de práticas pedagógicas para a ampliar a participação infantil nas tomadas de decisões em diferentes escalas - cidade, bairro, rua - com foco na mobilidade urbana.
Com 70 páginas, a publicação foi realizada por uma equipe interdisciplinar e interinstitucional, reunindo quinze profissionais de universidades, escolas públicas e do terceiro setor, com diferentes formações.
O guia mostra como foi possível discutir temas relativos à mobilidade, urbanização, saúde, acessibilidade, inclusão social, diversidade, conservação do patrimônio histórico e cultural e estudá-los em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), mas sempre aplicando abordagens adequadas às disciplinas do ciclo básico (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Arte, Educação Física, Geografia e História) com aulas teóricas, jogos e saídas pelos bairros, nos "bondes a pé".
A fundadora do Corrida Amiga, Silvia Stucchi, argumenta que o trabalho com educadores e com as crianças - com os pés nas ruas - é um importante fator para a transformação das cidades e sua adequação à circulação livre e segura de todas as pessoas, incluindo idosos, adultos, jovens e pessoas com deficiência.
O guia foi desenvolvido com apoio do projeto EducANDO nos Espaços Públicos: Práticas Lúdicas emUrbanismo, vinculado à iniciativa CAU Educa, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP).
Para saber mais, acesse a publicação:
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!
Leia também:
Crianças da zona leste de SP vão ganhar 80 "calçadas brincantes"
Quer ser voluntári@ no Instituto Corrida Amiga?
Metrô de Tóquio cria área para apoiar pais que viajam com bebês
Como ensinar as crianças a se locomoverem de forma autônoma
Arquitetas e crianças transformam juntas o espaço urbano