Já está em andamento o estudo básico de viabilidade econômica para a implantação de um teleférico no subúrbio de Salvador, ligando a Praia Grande e o bairro Campinas de Pirajá, num trajeto de 4,3km. A viagem deve durar cerca de 8 minutos, com vista panorâmica da Baía de Todos os Santos. Segundo Tânia Scofield, presidente da Fundação Mário Leal Ferreira, responsável pelo estudo, o mesmo deve ser entregue ainda este ano e as obras levariam de 15 a 18 meses para serem concluídas.
O objetivo é que a obra funcione não só como atração turística do subúrbio, mas principalmente como meio de transporte. A expectativa é que aproximadamente quatro mil pessoas utilizem o equipamento por dia, com a tarifa incluída no sistema de integração atual. Apesar do estudo ter chegado ao estágio final, ainda faltam análises de impacto ambiental e do custo da obra. Serão quatro estações, 26 torres de sustentação e inúmeras cabines, que deverão comportar 12 passageiros por bonde.
A expectativa é que o teleférico retire boa parte do fluxo de pessoas e veículos da BA-528, mas não anule a implantação de outros meios de transporte na região, como o Veículo Leve Sob Trilhos (VLT).
Acesse aqui o estudo completo
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!
Leia também:
Monotrilho de Salvador: TCE e governo buscam solução rápida
Mapas da Cidade: Salvador Bahia
Toulousse na França terá transporte público por teleférico