O Governo do Estado do Espírito Santo planeja implementar um corredor de ônibus que ligará a Terceira Ponte ao Terminal de Vila Velha. Desde a ampliação da ponte, o Sistema Transcol, que interliga os cinco municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória, ganhou maior eficiência e agilidade para percorrer o trajeto entre Vitória e Vila Velha.
O projeto de expansão é motivado pela falta de uma pista exclusiva para os ônibus que chegam em Vila Velha, resultando em atrasos na chegada dos passageiros até os terminais. Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura do ES (Semobi) afirmou que iniciará um diálogo com os municípios a fim de encontrar alternativas que reduzam o tempo de deslocamento do Sistema.
Em contrapartida, a Prefeitura de Vila Velha lembrou que a responsabilidade pela Avenida Carioca é da Companhia de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (Rodosol) e que o Governo do Estado está realizando obras de macrodrenagem no Canal próximo ao Terminal de Vila Velha.
Hoje a Terceira Ponte já possui uma faixa exclusiva, mas nela é permitido apenas apenas o tráfego de veículos de serviço identificados, como táxis, viaturas e ambulâncias. O plano do Governo do Estado é estender a faixa exclusiva até um dos terminais rodoviários mais frequentados da Grande Vitória, visando melhorar a mobilidade urbana na região.
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!
Leia também:
Ciclovia da Terceira ponte e outras histórias do Cicloativismo no ES
Prefeito de Vitória (ES), extingue linha Verde, faixa exclusiva para ônibus
Faixa exclusiva para ônibus é suspensa em Brasília. NTU repudia decisão