Mobilidade de João Pessoa ganha reforço internacional

Governo do Estado e Agência Francesa de Desenvolvimento integram missão para discutir o plano de mobilidade da capital paraibana

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Fonte: Governo da Paraíba  |  Autor: Mobilize Brasil/ Governo da Paraíba  |  Postado em: 27 de setembro de 2023

Debate sobre o plano de mobilidade de João Pessoa

Debate sobre o plano de mobilidade de João Pessoa

créditos: Governo da Paraíba

Nesta semana, a prefeitura de João Pessoa promoveu uma série de encontros para discutir os encaminhamentos do projeto de mobilidade urbana da capital paraibana com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (SEIRH).

 

Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura de João Pessoa, o Estado já estaria cofinanciando o desenvolvimento de uma rede de transporte público estruturante, que contempla a implantação do Bus Rapid Service (BRS) e a construção de polos de intercâmbios multimodais.

 

O projeto está sendo coordenado pela secretária executiva de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Virgiane Melo. A missão da agência francesa, por outro lado, é liderada por Natalia Cardenas, gerente da equipe de projetos de transporte, que conta ainda com a participação do secretário executivo de Planejamento do Município de João Pessoa, Ayrton Falcão, dos demais representantes da AFD e de técnicos de órgãos da administração Estadual e Municipal de João Pessoa.

 

Os principais objetivos do encontro foram debates sobre o progresso do estudo de viabilidade, impactos ambientais, perímetro do projeto em relação às áreas protegidas, questões de gênero; visita de campo aos corredores e terminais; reuniões com operadores de redes metropolitanas e municipais, entre outras atividades.

 

De acordo com Virgiane Melo revelou que o projeto já foi aprovado, mas que “o Estado aguarda o convite da AFD para efetuar a negociação entre a Agência, o Governo do Estado e o Governo Federal, para a assinatura do empréstimo”, revelou a secretária, acrescentando que o objetivo é avançar ainda mais com as ações.

 

O projeto será executado pelo Governo do Estado, com um investimento total de R$ 220 milhões, sendo R$ 175 milhões financiados pela AFD e R$ 44 milhões de contrapartida financeira do Estado. As obras serão executadas pela Secretaria da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos do Estado (Seirh), com os projetos elaborados pela Prefeitura da Capital, revisados e adequados pela AFD.

 

Projeto

O projeto que será executado pelo Governo do Estado conta com dois corredores de ônibus e três terminais de integração:

 

O Corredor Cruz das Armas, com extensão de 15,3km, que liga a área central da cidade à sua região sul, onde será instalado um terminal de integração com as linhas alimentadoras locais. São 24 bairros atendidos pelas linhas que passam neste corredor de ônibus de um total de 64 que compõem a cidade, beneficiando a população desses bairros, que é de 285.490 habitantes. Ou seja, 39,49% da população da cidade.

 

O Corredor Pedro II, com extensão de 14,5km, que liga a área central da cidade à região sudeste, onde será instalado um terminal de integração com as linhas alimentadoras locais. São 11 bairros atendidos pelas linhas que passam neste corredor de ônibus de um total de 64 que compõem a cidade. A população desses bairros é de 182.988 habitantes. Ou seja, 25,31% da população da cidade.

 

E ainda o Terminal Metropolitano, responsável por integrar diversas linhas de ônibus, atualmente. Das 93 linhas convencionais do município, 67 integram-se no Terminal Metropolitano do Varadouro.

 

O Terminal Cruz das Armas será um equipamento completamente novo no sistema de mobilidade urbana de João Pessoa, e devido à elevada demanda dos bairros atendidos na região, tem-se a expectativa de trazer benefícios significativos com relação à qualidade de vida da população do entorno, que atinge cerca de 285 mil pessoas.

 

O Terminal Pedro II também será completamente novo no sistema de mobilidade urbana de João Pessoa, com relevante integração de modais privados para o transporte público, pois se aproxima da zona sul do município, onde a demanda por mobilidade é elevada. A população atendida é de aproximadamente 182 mil pessoas.


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