A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com a USP São Carlos, com o Instituto de Pesquisa do Centro Universitário Facens (IP Facens) e com a Technische Hochschule Ingolstadt (THI), da Alemanha, estão trabalhando juntos em um projeto que prevê um ecossistema conectado e cooperativo para, por exemplo, detectar pedestres em travessias, criando um ambiente colaborativo com foco na segurança viária.
A iniciativa, que tem o nome de Conecta 2030, tem o apoio da operadora de telefonia TIM Brasil e da Stellantis (Fiat, Jeep, RAM, Peugeot e Citroën). Conforme texto divulgado pela UFSCar, o desafio do grupo é desenvolver Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS, na sigla em inglês), a partir dos pilares da conectividade, inteligência artificial e gêmeos digitais (uso de modelos virtuais para simular objetos físicos).
De acordo com a professora Luciana Zaina, do Departamento de Computação da UFSCar e coordenadora associada, o projeto pretende colaborar na redução de acidentes com os usuários das vias considerados mais vulneráveis, como pedestres e ciclistas, mas também motociclistas ou qualquer pessoa que tenha maior risco de lesões em ocorrências de trânsito.
“Os usuários vulneráveis de vias frequentemente estão desprotegidos e têm visibilidade limitada, tornando-os mais suscetíveis a acidentes causados por veículos motorizados”, explicou a docente. Ainda segundo a professora, a iniciativa envolve diferentes áreas da pesquisa, como inteligência artificial, conectividade, simulação e experiência do usuário para o setor automotivo.
O Conecta 2030 faz parte de uma estratégia do governo federal para o desenvolvimento do setor automobilístico no país, chamada Rota 2030. A iniciativa sobre conectividade é financiada pelo Fundep (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa).
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