Aprovado o Passe Livre para estudantes em Ponta Grossa (PR)

Vereadores da cidade paranaense aprovaram nesta quarta (21) projeto que garante quatro passagens diárias gratuitas para os alunos da rede pública municipal de ensino

Notícias
 

Fonte: A Rede  |  Autor: A Rede  |  Postado em: 22 de setembro de 2023

Estudantes ganham direito a passe livre em Ponta G

Estudantes ganham direito a passe livre em Ponta Grossa

créditos: PMPG

O Projeto de Lei (PL 161/2023) que regulamenta o Passe Livre para estudantes da rede pública de ensino de Ponta Grossa (PR) foi aprovado em segunda sessão da Câmara Municipal nesta quarta-feira (20). A medida passa a valer assim que o novo contrato do transporte coletivo da cidade entrar em vigor.

 

A proposta garante quatro passagens diárias gratuitas para todos os estudantes da rede pública, sem necessidade de comprovar contraturno (que é o período, fora do horário de aulas regular, em que se desenvolve alguma atividade complementar). O projeto, de autoria do mandato coletivo do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), busca justamente permitir que a juventude estudantil usufrua do acesso à cidade de forma plena, argumentam os co-vereadores. 

 

Por articulação do então co-vereador Guilherme Mazer, o Mandato já havia apresentado, em junho, emenda ao projeto de lei do novo sistema do transporte coletivo, adicionando a iniciativa do Passe Livre. Ela foi parcialmente derrotada, com a justificativa de que era necessário a previsão do controle da disponibilização dos créditos.

 

“No entanto, naquele mesmo dia, em diálogo com representantes do poder executivo e o líder do governo na Câmara, conseguimos que, através de pronunciamento na sessão extraordinária que votou em segunda discussão o projeto de lei do transporte, o governo se comprometesse a encaminhar um projeto de lei de acordo com aquilo que já havíamos debatido com o movimento estudantil e a prefeitura”, contextualiza a co-vereadora Ana Paula de Melo.

 


 Estudantes e ativistas presentes à sessão da Câmara de Ponta Grossa Foto: A Rede

 



O projeto

A proposta foi aprovada por unanimidade, e, assim que sair a nova licitação do transporte coletivo, os estudantes da rede pública de Ponta Grossa serão dispensados de ter que pagar até quatro passagens diárias. De acordo com o texto aprovado, algumas condições deverão ser cumpridas, como frequência mínima de 85% nas atividades regulares. “É uma vitória histórica dos movimentos sociais que reivindicam o transporte público coletivo como um direito. Acreditamos que o estado deva, cada vez mais, subsidiar esse serviço, até chegarmos à tarifa zero”, conclui Mazer.

 

O PL 161/2023, que regulamenta o Passe Livre estudantil, após ter sido aprovado, segue agora para sanção da prefeita da cidade, Elizabeth Schmidt (PSD).

 
 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário