São Paulo conta com pouco mais de 13 mil ônibus para o transporte público na cidade, a maior parte movida a óleo diesel (1). Os elétricos somam cerca de duzentos, trolebus, em sua maioria. Hoje (18), porém, a frota eletrificada ganhou o reforço de mais 50 coletivos, produzidos por duas empresas brasileiras, a Eletra e a Caio.
A chegada dos novos ônibus foi realizada com um grande cortejo que cruzou as principais avenidas da capital paulista, com o apoio de motociclistas da polícia militar e da CET. Os elétricos seguiram para a praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, onde foram recebidos em solenidade que reuniu o prefeito, diretoras da Eletra, representantes da Enel X e das empresas de transportes Ambiental, que opera os trolebus paulistanos, e a Transwolff, responsável por linhas na zona sul da cidade, algumas funcionando com outros 15 ônibus elétricos fabricados pela BYD.
Os números de elétricos ainda são tímidos se comparados às necessidades de São Paulo ou à meta da Prefeitura, de ter 2.800 novos ônibus elétricos nas ruas até o final de 2024. Mas a novidade sinaliza uma mudança e merece mesmo ser comemorada, em sintonia com a Semana da Mobilidade Urbana e o Dia Mundial sem Carro, comemorado nesta sexta-feira, 22 de setembro.
Acordo para transição elétrica
A chegada dos elétricos é resultado de um acordo entre o Grupo Enel, de energia, e as empresas de ônibus para colocar os 50 ônibus em circulação a partir deste mês. A Enel X informou que vai investir cerca de R$ 160 milhões para dotar as garagens de carregadores elétricos adequados para os ônibus.
Conforme a nota divulgada pela Enel, cada ônibus elétrico em circulação evita a emissão de cerca de 118 toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano, além de reduzir a poluição sonora nas cidades, já que os veículos elétricos não emitem ruídos. "A Enel X será responsável pela oferta de um serviço integrado de mobilidade elétrica, em uma parceria que envolve as montadoras que fabricam e vendem ônibus elétricos e empresas que operam frotas de ônibus. As entregas da Enel X incluem os ônibus elétricos, a infraestrutura de recarga a ser instalada nas garagens das operadoras, carregadores da Enel X Way, e toda a tecnologia por trás das soluções para o suporte ao monitoramento da operação dos veículos elétricos...", diz o texto distribuído à imprensa.
Ônibus elétricos em exibição na solenidade realizada hoje (18) em São Paulo Foto: Divulgação Enel X
A modernização da frota de ônibus integra o programa de metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê atingir, até 2024, 20% da frota total composta por ônibus elétricos. A medida está entre as ações municipais previstas para o cumprimento da Lei de Mudanças Climáticas. Conforme a Enel, os ônibus elétricos permitem uma redução de ao menos 50% nos custos de manutenção e de pelo menos 65% nos custos com combustível, em comparação com veículos diesel, segundo estimativas da Enel X e dos fabricantes de ônibus elétricos do mercado. E esses ganhos poderão "financiar" a transição elétrica.
1. Conforme informações da Prefeitura para o Estudo Mobilize, em 2022 eram 13.524 ônibus.
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!
Leia também:
Eletra inaugura fábrica para produzir 1.800 ônibus elétricos por ano
Brasil, um "país autorama" ?
Entrevista: Gabriel Oliveira explica o projeto Zebra
Ônibus elétrico da Volkswagen inicia testes no Brasil
Eletra lança ônibus elétrico híbrido com tecnologia 100% nacional