Vencedor do 5º Prêmio de Design do Instituto Tomie Ohtake (2023), o Trilhas Urbanas é um jogo de tabuleiro com narração de histórias, argumentação e votação. Com dados de ícones, os jogadores criam desafios que acontecem na cidade, enquanto os outros jogadores usam suas cartas de soluções urbanas para defender qual a melhor ferramenta para o desafio proposto, explica a arquiteta e urbanista Bianca Antunes, uma das autoras do jogo.
Bianca lembra que todas as ideias e soluções que integram o Trilhas Urbanas foram desenvolvidas por urbanistas, aplicadas e aprovadas em diferentes lugares do mundo. Além de Bianca Antunes, a equipe de criação do jogo é formada por Beatriz Martinez (game design e direção artística), Bruna Martins (ilustração) e Simone Sayegh (apoio pedagógico).
Pensar a cidade
O principal objetivo do jogo é o estímulo a que as pessoas reflitam sobre o planejamento e a contrução das cidades, de forma coletiva e interativa, tal como ocorre no mundo real, repleto de interesses contraditórios. Conforme Bianca Antunes, o Trilhas Urbanas proporciona:
- Cooperação para resolução de problemas;
- Estímulo à cidadania e ao direito à cidade;
- Debate de políticas públicas;
- Tomada de decisão para a construção de cidades mais humanas;
- Ambiente lúdico e criativo de aprendizado urbanístico;
- Abordar a cidade como cenário para diferentes disciplinas escolares, baseando-se nas habilidades da Base Nacional Comum Curricular;
- Inclusão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) de forma lúdica, mas aplicados em contexto real e cotidiano;
- Design e mecânica de jogo vencedores de prêmios.
Financiamento coletivo
O desafio agora é difundir o jogo e estimular os educadores a incluírem a ferramenta em seu trabalho com crianças e jovens. Para isso, a Pistache Editorial está realizando uma Campanha de Fundos na plataforma Catarse, de forma a viabilizar a produção do jogo em larga escala. A principal recompensa da campanha é o próprio jogo: os colaboradores garantem o seu exemplar do Trilhas Urbanas e as autoras sabem que conseguirão cobrir os custos da produção.
Para colaborar, com qualquer valor a partir de R$ 45, acesse a página do Trilhas Urbanas na plataforma Catarse (catarse.me/trilhasurbanas).
Leia também:
Livro mostra a cidade como espaço lúdico na primeira infância
Urbanismo para crianças. Apoie o Casacadabra 2
Prefeito de SP tira R$ 330 milhões de terminais para recapear ruas
As armadilhas do desenvolvimento orientado (apenas) pelo transporte
Revisão do plano diretor pode levar SP ao caos