Bogotá, na Colômbia, ostenta o maior sistema de bicicletas compartilhadas da América Latina. São 1.500 bicicletas mecânicas, 1.500 e-bikes, 150 bikes de carga, 150 assentos para transporte de crianças e 150 manocletas, bicicletas que podem ser conectadas a cadeiras de rodas e podem ser acionadas com os braços, para pessoas com deficiência.
O sistema é operado desde 2022 pela Tembici e integra uma experiência para avaliar a aceitação desses tipos de bicicletas na capital e talvez levar essas opções a outras localidades do continente, incluindo cidades brasileiras.
Mapa das estações de bicicletas de Bogotá
A opção por Bogotá se deve ao trabalho de estímulo ao pedalar desenvolvido a partir das gestões de Antanas Mockuse e de Enrique Peñalosa (entre os anos 1990 e 2005) e, mais recentemente, com a grande expansão da malha cicloviária da cidade, durante a pandemia de Covid 19. Em 2020, quando a cidade já contava com 550 km de ciclovias, uma ação governamental criou mais 117 km de ciclovias temporárias, depois convertidas em estruturas definitivas.
Além do apoio ao ciclismo urbano, a capital colombiana conta hoje com cerca de 1.500 ônibus elétricos, a maior frota de coletivos a bateria da América Latina, boa parte deles fabricados pela BYD aqui no Brasil.
A seguir, uma entrevista com Juliana Minorello, da Tembici, que esteve hoje na abertura do IV Fórum Salvador Vai de Bike. O crédito é da jornalista Denise Silveira.
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