Nesta quarta-feira (30) uma segunda audiência pública será realizada pela Prefeitura de São Paulo para que a população conheça e possa contribuir com o projeto Ruas Abertas Liberdade. A reunião será na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Campus Liberdade), às 19h. Confira a divulgação no Diário Oficial.
O objetivo do encontro é apresentar à população uma nova proposta com os aprimoramentos indicados na primeira audiência pública, realizada no último dia 26 de julho, sobre a abertura de ruas do bairro da Liberdade, na região central, exclusivamente a pedestres aos domingos e feriados. Neste segundo encontro, contribuições também serão recolhidas, explica o gestor, além das sugestões ao projeto já encaminhadas entre 21/6 e 30/7 por meio de consulta pública on-line, na plataforma Participe+.
A Prefeitura informa ainda que todas as contribuições recebidas durante o processo participativo serão sistematizadas e analisadas pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e a Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE Sampa).
Ruas Abertas Liberdade
O bairro da Liberdade, na região central, é um conhecido ponto turístico da cidade de São Paulo, e diariamente recebe uma multidão de visitantes. Aos fins de semana, por exemplo, são cerca de 20 mil turistas, entre paulista e pessoas de outras partes do Brasil e do mundo, que buscam a região para acompanhar feiras gastronômicas e eventos culturais, além de passear por lojas e restaurantes.
Nessas ocasiões, o que se vê é uma multidão que não cabe nas calçadas e extravasa para o meio fio, disputando espaço com os carros em movimento pelas estreitas vias do tradicional bairro oriental.
Assim, o objetivo do projeto é que, aos domingos e feriados, cinco ruas do bairro da Liberdade sejam abertas exclusivamente para pedestres. São elas: Rua dos Estudantes, Rua Thomaz Gonzaga, Rua dos Aflitos, Rua Américo de Campos (trecho entre a Rua Galvão Bueno e a Avenida da Liberdade) e Rua Galvão Bueno (com acesso ao hospital para carros no trecho entre a Rua Américo de Campos e a Rua Barão de Iguape).
A proposta será composta de duas fases. A primeira será a abertura das ruas mencionadas para pedestres aos domingos e feriados no âmbito do Programa Ruas Abertas (Decretos 57.086/2016 e 58.425/2018). É proposto o fechamento da circulação de carros, entre as 9h e 22h, no entorno delimitado. A operação deverá ser realizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Seme) e Subprefeitura da Sé.
A segunda etapa consistirá na execução de obras viárias permanentes para ampliar espaços de permanência e lazer, fortalecer o comércio local e reduzir o impacto ambiental. Para isso, com ênfase na transformação urbana sustentável, é proposta uma série de intervenções para a região, como implantação de biovaletas e jardins de chuva para drenagem natural, arborização e melhoria do microclima, aumento da segurança pública com nova iluminação, vigilância contínua e ocupação das ruas, alargamento das calçadas e elevação de faixas de pedestres para maior segurança na travessia. Essas obras serão executadas pela Subprefeitura da Sé.
Serviço
Audiência Pública para o projeto Ruas Abertas Liberdade
Data: 30/8
Horário: 19 horas
Local: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) – Campus Liberdade
Endereço: Avenida da Liberdade, 532, sala 131-C
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!
Leia também:
Prefeito de SP tira R$ 330 milhões de terminais para recapear ruas
SP tem agora 722 km de ciclovias, mas parte delas está abandonada
Prefeitura de SP propõe tarifa zero, mas falta a audiência pública
Revisão do plano diretor pode levar SP ao caos
Prefeitura de SP vai mesmo abrir estacionamentos no calçadão do centro