Após longos dez anos entre planejamento e obras, e um custo aproximado de US$ 5 bilhões, finalmente a cidade israelense de Tel Aviv iniciou na última sexta-feira (18) a operação de seu primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
O trem leve vai trafegar pela Linha Vermelha, que atende à região metropolitana, passando pelos distritos de Bnei Brak, Ramat Gan, Bat Yam, e segue para a área central de Tel Aviv até o distrito de Petah Tikva.
No trajeto que compreende 24 km e 34 paradas, o VLT correrá parcialmente em túnel, com 10 paradas subterrâneas. A previsão é que a linha sirva a 234 mil pessoas por dia.
Parada HaBesht do VLT em Tel Aviv. Foto: ©UTM Archiv
Oficialmente chamada de Light Rail da Área Metropolitana de Tel Aviv, a linha vermelha faz parte de uma rede de metrô leve composta inicialmente por três linhas. Conta com 90 composições de cinco carros de piso baixo, produzidos pela fabricante chinesa CRRC. Cada composição tem 34,78 m de comprimento, 2,65 m de largura, e pode acomodar até 274 passageiros. Nos horários de pico, os intervalos são de 6 minutos.
Trens de dois andares
Além da linha vermelha de VLTs, a expectativa é que os transportes públicos de Israel avancem também na construção do metrô. São obras que atendem principalmente a região central, a que concentra a maior parte da população do país.
Há novidades também para os trens de longo percurso. Como informa o site Israel de Fato, a companhia Israel Railways de trens aprovou a aquisição de 96 vagões de dois andares (Alstom). O negócio, estimado em 7 bilhões de shekels (em torno de R$ 9,06 bilhões), inclui também um pacote de 62 locomotivas elétricas. O objetivo israelense é aumentar a quantidade de assentos para suprir a demanda de passageiros, que segue em expansão.
Nesse sentido, a companhia decidiu tirar de circulação trens de um único andar. Com uma população de cerca de 9,7 milhões de pessoas, a previsão é que, em 2025, 105 milhões circulem pelo país por trem; em 2040, o número deve chegar a 300 milhões de passageiros.
Também está nos planos da empresa adquirir 81 novos vagões elétricos de dois andares (Siemens), com mesas maiores entre os assentos para permitir que os passageiros trabalhem em seus computadores enquanto viajam, e com vagões específicos para o transporte de bicicletas.
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