Representantes da Hyundai Rotem estiveram reunidos com o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida (DEM), para discutir a possível instalação de linhas de veículos leves sobre trilhos no município paulista. No encontro, realizado na semana passada, a gestão municipal anunciou que irá solicitar um estudo de viabilidade econômica para a instalação de VLTs movidos a hidrogênio.
Na reunião, Almeida sugeriu que as composições sobre trilhos poderão tanto fortalecer a exploração dos pontos turísticos da cidade, numa extensão de no máximo 2 km, como também viabilizar o transporte entre cidades da região, utilizando a malha ferroviária existente.
O representante Hyundai Rotem, Edyval Campanelli, lembrou que a divisão ferroviária da Hyundai já entregou mais de 50 mil unidades em todo mundo, entre trens para metrô e até trens de alta velocidade. Acrescentou que a empresa pode também oferecer usinas que produzam o hidrogênio necessário para alimentar os VLTs. A empresa coreana mantém uma fábrica em Araraquara (SP) e forneceu os trens da Linha Amarela do metrô de São Paulo.
Plano de 2013
No entanto, a ideia de implantação de transporte sobre trilhos é antiga e já constava no projeto do Plano Diretor da cidade, em 2013. Além dos VLTs, o plano previa a reativação de trens, a ampliação de ciclovias e até mesmo uma hidrovia para o transporte de passageiros. A nova informação anima os piracicabanos, mas é sempre bom lembrar que em 2024 teremos eleições municipais. Poder ser um simples factoide eleitoral.
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!
Leia também:
Piracicaba: Plano Diretor projeta VLT, trem e uso de rio para passageiros
Monotrilho de Salvador: TCE e Governo buscam solução rápida
Corredores de ônibus não avançam no Recife
Comissão do Senado discutirá sucateamento do metrô do Recife
Metrô do Recife: governo de PE erra na concessão