A Prefeitura de Aracaju está substituindo os abrigos de ônibus ao longo dos corredores de mobilidade, adotando um modelo de alumínio, mais resistente às intempéries climáticas de uma cidade litorânea. Os novos abrigos também oferecem informações sobre o itinerário das linhas via QR Code e nova iluminação por lâmpadas led.
Segundo a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), são 41 novos abrigos dispostos nas faixas exclusivas dos corredores Hermes Fontes, Beira Mar, Augusto Franco e Centro/Jardins, que contam com totens de identificação de linhas de transporte coletivo, instalações elétricas, pisos táteis e plotagem. Há também intervenções artísticas, feitas por aracajuanos, como grafite, fotos e lambes.
Os abrigos foram concebidos para oferecer mais conforto aos usuários, mas também para resistir à agressividade da atmosfera salina. "São feitos de alumínio, material mais adequado para nossa região que sofre com maresia. Foi feita também uma parceria através da Funcaju com artistas locais, para que possam estampar a sua arte e, com isso, sensibilizar a população para a manutenção, contra o vandalismo e a pichação", explicou o superintendente da SMTT, Renato Telles. A ideia é interessante, mas mesmo antes de receber essas intervenções artísticas alguns abrigos recém-instalados amanheceram grafitados...
Abrigo grafitado logo após sua instalação Foto: SMTT Aracaju
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!
Leia também:
Projeto Aracaju Acessível: O direito de ir e vir
Monotrilho de Salvador: TCE e Governo buscam solução rápida
Faixa exclusiva para ônibus em Brasília é suspensa. NTU repudia decisão
Prefeitura de SP quer entregar 305 km de ciclovias, abaixo da meta
Metrô de Tóquio cria área para apoiar pais que viajam com bebês