Faixa exclusiva para ônibus em Brasília é suspensa. NTU repudia decisão

Medida do governo na Estrada Parque Taguatinga (EPTG) prioriza o transporte individual em prejuízo do transporte coletivo, diz em nota associação do setor de transportes

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 11 de agosto de 2023

Faixa exclusiva do transporte público deixa de ope

Faixa exclusiva do transporte público deixa de operar no DF

créditos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A partir desta sexta-feira (11), o trânsito de veículos de todos os tipos está liberado para utilizar a faixa exclusiva de ônibus, vans escolares e táxis na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), em Brasília. 

 

A decisão do Governo do Distrito Federal (GDF) foi divulgada na tarde desta quinta-feira (10) em matéria publicada no portal Agência Brasília. E já provocou a reação e o repúdio de entidades ligadas à mobilidade urbana, como no caso a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), que lançou nota que pede ao governo a revogação da medida suspendendo a faixa exclusiva. (Leia abaixo)     

 

A autorização ao Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) para realizar esta operação de trânsito na EPTG foi dada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob), com a justificativa de que a medida ajuda a "desafogar o trânsito da importante rodovia distrital".  

 

Diz a Semob: "A EPTG é a principal via de ligação do Plano Piloto com a região que abrange as cidades de Taguatinga, Águas Claras e Ceilândia. Com 24 km de corredor exclusivo, é a única via de grande porte da região que não está com obras de adequação. A operação do DER tem o objetivo de desafogar o trânsito que está congestionado devido às obras da Estrada Parque Ceilândia (DF-095), da Estrada Parque Contorno (DF-001), no trecho do Pistão Sul, da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (DF-075) e da Avenida Hélio Prates".

 

Já a NTU entende que a decisão é um erro técnico, e contraria as melhores práticas de mobilidade urbana adotadas hoje no mundo todo: "(...) Terá efeito contrário na redução dos congestionamentos, pretendida pelo governo local", acentua a entidade.

 

Entenda o impacto desta intervenção na Estrada Parque taguatinga no texto abaixo assinado pela NTU: 

 

"Nota de Posicionamento

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) condena a decisão do Governo do Distrito Federal de liberar a faixa exclusiva para ônibus, vans escolares e táxis da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) para o trânsito de todos os veículos. A decisão vai na contramão das recomendações técnicas e melhores práticas de mobilidade urbana e sustentabilidade ambiental adotadas em todo o mundo, e terá efeito contrário na redução dos congestionamentos, pretendida pelo governo local. 

 

É consenso, entre os especialistas, que a solução para melhorar o fluxo do trânsito nas cidades é aumentar, e não diminuir, a prioridade dada ao transporte público coletivo, que responde por 28% de todos os deslocamentos de pessoas, sendo que os ônibus urbanos contribuem com 85,7% desse total. Ao cumprir seu papel de transportar a maioria da população, os ônibus ocupam, em média, 8% do espaço nas ruas e avenidas das grandes cidades, sendo muito mais eficientes e produtivos que os carros particulares, que são responsáveis por 26% de todos os deslocamentos, mas ocupam, em média, 80% do espaço viário, e são os grandes causadores dos congestionamentos. 

 

“Os carros transportam, em média, 1,2 passageiro por viagem; ou seja, um ônibus pode levar o mesmo número de pessoas transportadas por 40 carros, ocupando um espaço 20 vezes menor. Dar mais prioridade aos ônibus, com mais faixas exclusivas, tornaria o transporte coletivo mais rápido e atraente, levando mais pessoas a trocar o carro pelo ônibus. Isso tiraria veículos das ruas, os congestionamentos tenderiam a acabar, o tráfego ficaria melhor para todos, e haveria menos poluição e acidentes de trânsito”, afirma o presidente executivo da NTU, Francisco Christovam. 

 

A implantação de prioridade na via traz benefícios aos usuários, aos operadores, aos governos e, também, à toda a população, que se refletem no menor tempo de viagem do passageiro, na menor quantidade de veículos na frota de ônibus, na redução do consumo de combustível, na diminuição do volume de emissões de gases poluentes, no menor desgaste do veículo e nos custos operacionais do sistema de transporte público coletivo por ônibus. O decorrente aumento da produtividade da frota, cujos resultados são custos menores de transporte, pode ser revertido para a redução da tarifa pública, ou, de outro modo, ser utilizado para a melhoria da oferta dos serviços e, portanto, da qualidade dos serviços. 

 

A NTU faz um apelo à Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) do Distrito Federal para que reveja a decisão de liberar o acesso à faixa exclusiva e, ao invés disso, adote a ampliação da política de priorização nas vias, para garantir deslocamentos mais rápidos e eficientes para a população do Distrito Federal, seguindo as melhores práticas de mobilidade urbana adotadas mundialmente."

 

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