Metrô de Teresina inicia obra de nova linha com 2,5 km de extensão

Expansão para zona Sudeste da cidade foi autorizada pelo governo do Piauí e obras estão previstas para começar hoje (9). Novo ramal de VLT custará R$ 9,4 milhões

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Fonte: Mobilize/ Site do Governo do Piauí  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 09 de agosto de 2023

VLT terá expansão de 2,5 km na zona Sudeste de Ter

VLT terá expansão de 2,5 km na zona Sudeste de Teresina (PI)

créditos: CCom/ Alepi

Foi assinada nesta terça-feira (8) pelo governador Rafael Fonteles (PT) e o presidente da Companhia Ferroviária e Logística do Piauí (CFLP), José Augusto Nunes, a ordem de serviço que autoriza a construção de uma nova linha do Metrô de Teresina - sistema operado por Veículos Leves sobre Trilhos*. O termo ainda prevê investimentos imediatos para a melhoria de um trecho de 4 km da linha férrea. 

 

Segundo anunciado, o novo ramal sobre a rede férrea existente terá 2,5 km de extensão, e ficará na Zona Sudeste da cidade, com trens partindo da Estação Boa Esperança, na altura do Itararé, rumo ao bairro Colorado, onde será erguida uma estação. Serão contemplados pelo sistema os bairros Gurupi, São Sebastião, Renascença, Frei Damião e Colorado. Além disso, estudos estão sendo feitos para uma expansão para outras zonas da cidade, informou a Companhia Ferroviária do Piauí.  

 

A obra do ramal Sudeste deve começar já nesta quarta-feira (9), e deve durar 300 dias, esclareceu Fonteles. O custo é R$ 9,4 milhões, com recursos do Pró-Desenvolvimento VI, acrescentou o governador.

 

Trilhos já em preparação para receber obras da nova linha do metrô de Teresina. Foto: Governo do Piauí

 

Durante a assinatura da ordem de serviço, o governador Fonteles anunciou também que em breve toda a linha férrea de Teresina será restaurada pela Secretaria de Transportes. A previsão de investimentos no metrô é de R$ 200 milhões.

 

Também pelo Pró-Desenvolvimento VI, haverá um investimento de R$ 1.575.200,00, para a substituição de 2.200 dormentes de madeira, além da construção de passagem de nível e requalificação do lastro de brita. A previsão de conclusão dos serviços é de 150 dias, com início imediato.

 

*O sistema de metrô de Teresina opera na verdade com Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), movidos a diesel. Atualmente o sistema tem 11 estações e 13,5 km de extensão, e transporta cerca de 15 mil usuários/dia. 

 

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