Metrô do Recife poderá não ser privatizado, aponta Fernando Haddad

Ministro da Fazenda diz que governo revê o programa de concessões da gestão anterior. E que papel social do transporte pesará na decisão sobre futuro do sistema no Recife

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Fonte: JC Online  |  Autor: Roberta Soares  |  Postado em: 02 de agosto de 2023

Metrô do Recife e trens atendem 200 mil pessoas po

Metrô do Recife e trens atendem 200 mil pessoas por dia

créditos: Reprodução/ Agência Senado

Em entrevista nesta quarta-feira (2), o ministro da Fazenda Fernando Haddad deu a entender que o processo de privatização do Metrô do Recife poderá, de fato, ser engavetado pelo governo federal. E isso aconteceria devido ao papel social exercido pelo sistema de transporte metroferroviário da Região Metropolitana do Recife, que corta quatro municípios e atende a aproximadamente 200 mil pessoas por dia.

 

Segundo o ministro, esse papel social está sendo considerado na revisão que o programa de privatização criado pela gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vem passando no governo do presidente Lula (PT). Assim, essa característica do Metrô do Recife - que de fato atende, principalmente, bairros mais pobres da capital e da região metropolitana - poderá ser decisiva.

 

 Haddad durante entrevista hoje (3) no programa Bom Dia Ministro. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

 

Fernando Haddad participou do programa 'Bom Dia, Ministro', exibido às 9h desta quarta-feira, no canal do Youtube do governo federal. Confira a entrevista na íntegra aqui

 

E a CBTU?

Embora tenha usado o papel social como exemplo, Haddad não citou diretamente a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que é gestora e operadora do Metrô do Recife - assim como dos sistemas de João Pessoa, Natal e Maceió - e foi incluída no Plano Nacional de Desestatização (PND) pela gestão Bolsonaro. Um dos cinco sistemas geridos pela CBTU, inclusive, foi privatizado no apagar das luzes do governo do ex-presidente, em dezembro de 2022: o Metrô de Belo Horizonte (MG).

 

“O governo federal está revendo todo o plano de privatização da antiga gestão. Não sei se já há uma decisão dos ministérios envolvidos na discussão especificamente sobre essa companhia. São eles quem vão decidir qual empresa sai ou permanece. Mas, em geral, as empresas que têm um sentido mais social têm sido revistas para não serem privatizadas”, afirmou Haddad.

 

O ministro também falou sobre a estadualização do sistema, processo que aconteceu em todo o país e que deverá acontecer com o Metrô do Recife. “Algumas dessas empresas, inclusive, estão sendo repassadas para os estados. Isso acontece no país inteiro. Em SP, onde o metrô que começou municipal, há décadas passou para o Estado, o mesmo em Salvador, por exemplo”, observou.

 

Sucateamento

O governo federal precisaria investir, de imediato, mais de R$ 1 bilhão para fazer com que o Metrô do Recife voltasse a operar com as mínimas condições. Na verdade, seriam entre R$ 1,2 bilhão e R$ 1,5 bilhão. O valor foi apresentado pela Superintendência da CBTU no Recife, durante audiência pública no Senado Federal, em junho deste ano.

 

Os recursos seriam necessários apenas para reerguer a operação do Metrô do Recife, mantendo as condições operacionais mínimas. "Seria para recuperar o material rodante, que são os trens e veículos de manutenção, realizar obras e serviços na via férrea e na rede elétrica, além de edificações no sistema. E seriam valores para serem aplicados no prazo de quatro a seis anos”, afirmou, na época, o gerente operacional de recursos humanos da CBTU-Recife, José Inocêncio Andrade.

 

Até agora, o Metrô do Recife conseguiu a promessa de que o governo federal irá enviar R$ 260 milhões para o custeio, o que é considerado muito pouco diante do sucateamento do sistema.

 

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