Está em fase final de obras a ciclovia da av. Augusto de Lima, no centro de Belo Horizonte. Com cerca de um quilômetro de extensão, a nova pista deverá ser muito utilizada pelos ciclistas para a mobilidade, já que faz conexão com rotas cicloviárias já existentes da avenida Olegário Maciel e com a rota Leste/Oeste (Avenida do Contorno).
A construção na Augusto de Lima foi iniciada em abril deste ano e deve ser finalizada tão logo receba acabamentos como sinalização e delimitadores da pista. Com essa faixa, a cidade alcança 113 km de extensão cicloviária, segundo a Prefeitura. Claro, ciclovia sempre é motivo para comemorar, mas vale lembrar que esse número passa longe dos 400 km previstos para 2020 e dos 750 km de ciclovias apontados para 2025 no Plano Diretor municipal.
Mapa do plano de revitalização em BH, com ciclovia sinalizada. Imagem: PBH
Requalificação
Tanto a ciclovia da Augusto de Lima, como outras previstas para a região central - como a ciclovia da av. Afonso Pena, em obras que devem durar até o final do ano - fazem parte de uma série de ações na área de mobilidade anunciadas pela Prefeitura no início de março, quando foi feito o lançamento do Programa de Requalificação do Centro, denominado "Centro de Todo Mundo".
O programa contempla ações de implantação de oito quilômetros de ciclovias, além da manutenção das rotas cicloviárias atuais e a instalação de novas estações para bicicletas compartilhadas.
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!
Leia também:
Aprovada a revitalização da av. Afonso Pena em BH
Ciclovia incompleta em BH expõe ciclistas a alto risco
Reforma da ciclovia da Orla da Pampulha, em BH, é concluída
Em BH, prefeitura promete inovações na mobilidade ativa
Que tal um passeio gastronômico por BH usando ônibus?