Bolonha, na Itália, adota o limite de 30 km/h

É a primeira grande cidade italiana a adotar o limite de velocidade em uma grande área central. O limite já está valendo, mas as multas a infratores somente virão em 2024

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Fonte: Mobilize Brasil / Bologna Cittá 30  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 18 de julho de 2023

Bolonha, o limite agora é 30 km/h em toda a área c

Bolonha, o limite agora é 30 km/h em toda a área central

créditos: Italy News 24

Bolonha, na Itália, pretende se tornar a primeira grande cidade 30 km/h do país até 2024.

 

O novo plano de trânsito Bologna Città 30 busca criar ruas mais calmas, seguras e habitáveis, com um limite máximo de velocidade de 30 km/h em 90% do perímetro da parte mais densamente povoada da cidade. Hoje com 400 mil habitantes, Bolonha é a sétima cidade mais populosa da Itália, mas sua região metropolitana abriga mais de um milhão de pessoas.

 

A restrição de velocidade começou a valer em 1º de julho, com tolerância até o final de 2023, para a adaptação dos motoristas que circulam na área central da cidade.


Mapa da Zona 30 de Bolonha, na Itália. Imagem: BolognaCitta 30

 

Mas, segundo a imprensa local, a maioria dos motoristas segue ignorando o novo limite e continua circulando em altas velocidades pelas ruas e avenidas da nova Zona 30. "Quem tenta circular a 30 km é sonoramente pressionado pelas buzinas dos outros veículos", escreveu o redator do News Italy 24. 

 

As coisas devem mudar a partir de janeiro de 2024, quando os veículos que circularem acima dos 30 km/h serão impiedosamente multados, prometem as autoridades do trânsito. 

 

O experimento tem sido acompanhado pela imprensa de toda a Itália, já que se trata de uma medida inédita nas grandes cidades do país, onde a paixão pelos automóveis é bem conhecida.

 

 

 

Segurança para as pessoas

A principal motivação mencionada em todas as cidades do mundo que já adotaram o limite de 30 km/h é a segurança que essa velocidade possibilita.

 

Em Londres, por exemplo, conforme dados da Transport for London, os sinistros envolvendo pedestres e ciclistas diminuíram 36%, e as mortes e ferimentos graves diminuíram 25% depois que os limites de velocidade foram reduzidos na capital britânica. 

 

A Direção Geral de Trânsito (DGT) da Espanha afirma que a probabilidade de um pedestre morrer em um acidente diminui para 15% a 30 km/h, em comparação com 85% a 50 km/h.

 

Em Helsinque, Finlândia, os ferimentos em pedestres diminuíram em 19% e os danos a veículos em 34% nos locais onde o limite de velocidade foi baixado de 40 km/h para 30 km/h. O maior ganho foi observado no centro da cidade, onde o número de feridos no trânsito diminuiu 42%, conforme a European Data Journalism Network. "Nenhuma das cidades europeias que baixou o limite de velocidade para 30 km/h se arrependeu da decisão", afirma um artigo no site da rede de jornalismo.

 

No entanto, um estudo do Academic Expert Group, apresentado em 2020 na 3ª Conferência Global da ONU sobre Segurança Viária indica que a redução da velocidade para 30 km/h não deve ser aplicada a todas as ruas de uma cidade. E a razão é simples: as vias com limites de velocidade mais altos atraem o tráfego motorizado, reduzindo a pressão desse tráfego sobre as em áreas mais densamente habitadas, onde circulam mais pessoas a pé ou em bicicletas. Criam-se, assim, núcleos urbanos mais protegidos, permitindo o uso mais seguro dos espaços públicos nessas áreas de baixa velocidade. 

 

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