A partir de 24 de setembro, a cidade de Nova York dará início a um programa-piloto de ônibus gratuito, extensivo para toda a semana, em uma linha de cada um dos seus cinco distritos - Manhattan, Brooklyn, Queens, Bronx e Staten Island.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (17) pela governadora Kathy Hochul, que explicou tratar-se de uma experiência de "tarifa gratuita" com duração programada de seis meses a um ano. A medida, já adotada em outras cidades americanas, chega assim à mais famosa e populosa cidade dos Estados Unidos.
O programa piloto, sob responsabilidade do Metropolitan Transportation Authority (MTA), que opera o transporte público em Nova York, atenderá cerca de 43.900 passageiros diários durante a semana.
“O MTA é a força vital da cidade de Nova York e estou orgulhosa do tremendo progresso que fizemos ao retornar o número de passageiros aos níveis pré-pandêmicos”, disse Hochul. “Ao estabelecer essas rotas piloto de ônibus gratuitos, estamos expandindo o acesso ao transporte público em toda a cidade e melhorando a equidade do trânsito para atender melhor a todos os nova-iorquinos”, completou.
As linhas escolhidas tomaram por base critérios como o número de passageiros, evasão de tarifas, adequação do serviço, equidade para comunidades de baixa renda e acesso a empregos e atividades comerciais. O piloto não incluirá conexão gratuita para outros ônibus ou linhas de metrô, esclarece o MTA.
Para o passageiro nos pontos poderem saber quais ônibus integram o programa piloto haverá no letreiro dos veículos a indicação "Tarifa Gratuita", sinalização nas cores verde e preta, além de informações digitais e decalques dentro dos veículos.
Com quase 70 bilhões de dólares em auxílio federal repassado às agências estaduais de trânsito, cidades em todo o país começaram a implementar programas de gratuidade do transporte público a partir de 2020, como forma de compensar as perdas durante o período da pandemia de covid-19. Em Boston, por exemplo, cidade que liberou as catracas de três linhas de ônibus, o número de passageiros nas rotas cresceu 35%.
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!
Leia também:
Nova York pretende aprovar pedágio urbano para 2024
BH aprova redução de tarifa e ônibus grátis aos fins de semana
Dez anos após protestos, Prefeitura de SP cogita a tarifa zero
Deputados no DF criam comissão para discutir Tarifa Zero