Recentemente, uma campanha publicitária fez a instalação, na cidade de Campinas, no interior paulista, de totens com sensores digitais capazes de detectar se uma mulher está sozinha à noite em um ponto de ônibus. A proposta da campanha, batizada de "Guarded bus stop" (ponto de ônibus vigiado, em tradução livre), é "fazer companhia" e oferecer apoio a essa mulher, oferecendo um canal de comunicação para momentos em que ela se sentir insegura ou em perigo.
Agora, a Eletromídia, empresa que desenvolveu a campanha junto com a agência AlmapBBDO, anunciou que estes totens interativos com videochamadas serão instalados permanentemente em uma centena de paradas do transporte coletivo de três cidades: Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Além destas cidades, houve interesse das cidades de Porto Alegre e Salvador, mas sem definição ainda, esclarece a empresa.
A expectativa é que os primeiros 100 totens comecem a ser instalados em agosto. Ainda não foram definidos os endereços onde ficarão os totens, mas já se sabe que Campinas receberá 70 painéis; a capital paulista ficará com 20 deles, e o Rio, com 10 destas instalações interativas, no caso em estações do VLT.
Como vai funcionar
A versão atualizada do projeto recebeu o nome de "Abrigo Amigo". Ao tocar a tela, a mulher poderá fazer uma videochamada em tempo real, e acionar uma central de atendimento. Quem responderá será sempre uma mulher, que "fará companhia" à usuária enquanto o transporte público não chega.
O diretor da Eletromídia, Alexandre Guerrero, explica que a empresa está discutindo um protocolo de atuação com a área de segurança do poder público, para casos envolvendo flagrantes como tentativas de assalto ou situações de assédio, por exemplo.
"O projeto tem um custo maior de tecnologia, manutenção, além da própria criação do call center. Tudo isso está sendo precificado e vamos absorver através do patrocínio das marcas, mas (se se tornar parte das futuras concessões), seria uma grande transformação do setor e da dinâmica das cidades", defende Guerrero.
Medo de sair sozinha
Lançada há três semanas, a campanha da Eletromídia toma como base pesquisa dos institutos Locomotiva e Patrícia Galvão que revelam que 68% das mulheres brasileiras têm muito medo de sair sozinha à noite no bairro onde moram.
Em Campinas, segundo a empresa, uma média de 150 chamadas foram registradas por noite durante uma semana de ativação da campanha. A experiência incluiu instalações com webcam, microfone e acesso à internet. Por meio de um sensor, ao perceber uma mulher sozinha no espaço, o equipamento fazia aparecer na tela uma atendente remota que permanecia conversando e acompanhando essa mulher até a chegada do transporte público.
Veja um vídeo da Eletromídia sobre o sistema Guarded Bus Stop:
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!
Leia também:
Calçada também dá voto, senhor prefeito
Porto Alegre instala 255 novos abrigos de ônibus
Barco fará o transporte fluvial entre Belém e Ilha de Mosqueiro
Acessibilidade: o maior problema é como chegar ao ponto de ônibus
Recife começa a instalar novos e modernos abrigos de ônibus