Aline Os é a fundadora do coletivo "Señoritas Courier", uma organização paulistana que reúne apenas mulheres e pessoas trans para entregas de mercadorias com bicicletas. Neste mês de junho ela esteve no Velo-city 2023, em Leipzig, Alemanha, para falar sobre sua experiência na gestão dessa quase cooperativa de logística urbana. Aqui, neste pequeno texto, Aline aponta os motivos porque ela é uma apaixonada pela bicicleta.
Aline OS, fundadora do Señoritas Courier Foto: Denise Silveira
"A bicicleta para mim é a perfeita máquina do tempo. Ela me conecta às minhas memórias afetivas, ao meu passado, com ótimas histórias que eu tive enquanto eu estava aprendendo a pedalar ou mesmo histórias mais recentes de viagens que eu fiz de bicicleta. Ela também atua no meu presente, desenvolvendo projetos que impactam positivamente não só a minha vida, mas a de muitas pessoas.
Me conecta com muitas pessoas, no tempo presente participando de conferências como a Velo-city ou de trabalhos com a academia, com outros pesquisadores do Brasil e do mundo. A bicicleta também me conecta ao futuro, ao futuro que eu quero não só para minha vida, mas como o futuro que eu penso para o meu país e para o mundo. Eu sou uma pessoa que ainda deve ter mais uns 40 anos de vida e espero pedalar muitos deles ainda.
Eu subo na bicicleta e começo a ter ideias. Eu tô falando isso de dentro de um trem aqui, que tá passando por vários vilarejos, cruzando para Berlim e eu tô vendo que tem várias trilhazinhas aqui e já pensando que deve ser da hora pedalar por aqui. Então esse tipo de lugar que a bicicleta me leva. Viajar de várias formas, viajar no tempo, viajar nas ideias e viajar de forma física também."
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!
Leia também:
Velo-city, em defesa da bicicleta desde os anos 1980
Velo-City 2023: encontro em Leipzig busca mais espaço para ciclistas
Niterói, única cidade brasileira convidada ao Velo-City 2022
E o Velo-City 2021 começou hoje (6) em Lisboa
Velo-City, na França, tem recorde de público e de brasileiros
Pequenas histórias do Velo-City 2019