Há mais de uma semana que Israel vem realizando, simultaneamente em vários pontos do país, testes demonstrativos de voo com drones - os chamados eVTOLs*.
O projeto da Iniciativa Nacional de Drones de Israel (Indi) está em desenvolvimento desde 2019, e até o momento havia realizado apenas voos com pequenas cargas. Agora, as aeronaves elétricas e autônomas transportaram pela primeira vez cargas mais pesadas, e a longas distâncias.
Nessa nova fase do projeto, a perspectiva é dotar esses veículos de maior capacidade operacional. Ao conseguir aumentar o peso das mercadorias em voos de maior alcance, abre-se caminho para que, no futuro, seja possível transportar também passageiros.
Além de preparar o espaço aéreo para o voo dos drones, a intenção do governo é aliviar os congestionamentos nas vias, fornecer serviços comerciais e públicos com mais eficiência e criar uma vantagem competitiva para empresas israelenses de alta tecnologia.
O investimento previsto é de mais de 60 milhões de NIS (novo shekel israelense), o equivalente a cerca de 80 milhões de reais. Já a coordenação do projeto envolve vários órgãos governamentais: Ministério dos Transportes, Autoridade de Inovação, Ayalon Highways e Autoridade de Aviação Civil.
Até o momento, 11 empresas já operaram drones no espaço aéreo israelense, para testes e voos experimentais. Veja algumas delas:
AIR: voou com o Air Zero, fabricado em Israel, que pode acomodar até dois passageiros e carga total de até 220 kg, em uma distância de até 160 km.
Dronery: a subsidiária da Cando Drones decolou pela primeira vez na plataforma de pouso Pal Yam, em Cesareia, com a aeronave EH216-S da EHANG, que pode transportar dois passageiros, com total de até 220 kg, e voar a uma distância de até 30 km, em um voo autônomo sem piloto a bordo, usando um sistema inteligente de comando e controle.
Cando Drones: realizou voos de entrega entre as filiais do supermercado Rami Levy; voos noturnos na faixa costeira de Hadera em colaboração com a prefeitura; e atividades de monitoramento de tráfego no entroncamento Nesher-Bar-Yehuda.
Down Wind: realizou o voo mais longo da iniciativa até agora, cobrindo aproximadamente 29 km, para abrir uma rota de voo entre o Hillel Yaffe Medical Center (Hadera) e o Rambam Medical Center (Haifa). Os voos urbanos autônomos serviram para avaliar a circulação de mercadorias de várias filiais de um supermercado.
Sentrycs: realizou um teste para garantir um ambiente de voo seguro para drones autorizados em colaboração com a Flytech e a Cando.
ATI: em colaboração com a TA Helicopters, examinou as opções de pouso do eVTOL nos centros das cidades e realizou uma rota de voo de Kfar Truman ao centro de Tel Aviv, com pouso em Reading.
*eVTOL, sigla para 'Electric Vertical Take-off and Landing', que tem o significado aproximado de: 'Veículo elétrico de decolagem e pouso verticais'
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