A administração de Seul, na Coreia do Sul, planeja trocar 1.300 ônibus da cidade por novos veículos, movidos com células de combustível. A meta é fazer essa transição até 2026 e para isso a gestão de transportes da cidade foi buscar apoio na Hyundai, empresa coreana que já produz, desde 2020, ônibus movidos a hidrogênio.
Dos 1.300 ônibus encomendados, 300 operarão no aeroporto internacional da cidade e os restantes 1.000 integrarão a frota de transporte urbano. As mudanças na frota do transporte coletivo de Seul começaram em 2011, quando a capital coreana converteu todos os 7.400 ônibus urbanos para funcionar com gás natural. Desde então, cerca de 830 deles foram substituídos por ônibus elétricos e 27 por ônibus movidos a hidrogênio. Até 2025 a cidade quer eliminar todos os veículos a diesel das frotas de transporte público.
Outras cidades sul-coreanas também trabalham para substituir os ônibus diesel. Incheon, próxima a Seul, também planeja introduzir 700 ônibus de célula de combustível até o final de 2024. E as cidades portuárias de Busan e Ulsan, bem como a província de South Gyeongsang, pretendem adquirir um total de 624 ônibus a hidrogênio para substituir os veículos com motores a combustão até 2025.
Mais ainda: na ilha sul-coreana de Jeju, uma infraestrutura de hidrogênio está sendo construída para alimentar um total de 1.700 veículos movidos a célula de combustível. Até 2030, todos os 1.200 carros de passeio, 200 caminhões de lixo e 300 ônibus de transporte público da ilha funcionarão com células alimentadas por hidrogênio.
O que é uma célula de combustível
Uma célula de combustível é uma espécie de pilha elétrica. Ela converte a energia potencial de um combustível em eletricidade por meio de uma reação eletroquímica. No caso de pilhas, os reagentes são armazenados em seu interior, sofrendo reações de oxidorredução e transformando energia química em elétrica. Nas células a combustível, o reagente - no caso o hidrogênio - é injetado continuamente. Esse processo de geração de energia tem alta eficiência, pois a conversão de energia química para elétrica se dá diretamente, com o mínimo de perdas.
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