Brasil, um "país autorama" ?

Uirá Lourenço, do blog Brasília para Pessoas, compara as cidades brasileiras ao clássico brinquedo dos carrinhos controlados por controle remoto

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Fonte: Brasília para Pessoas / Mobilize Brasil  |  Autor: Uirá Lourenço / Brasília para Pessoas*  |  Postado em: 01 de junho de 2023

Carrinhos de autorama em uma pista de competição

Carrinhos de autorama em uma pista de competição

créditos: Autorama Clube Ribeirão Preto

Texto e fotos: Uirá Lourenço*

Passar de bicicleta por alguns locais me faz lembrar de um velho brinquedo, o "Autorama", aquele que tinha pistas em que carrinhos elétricos com controle remoto disputavam uma corrida sobre uma pista de plástico. 


Na via que margeia o autódromo de Brasília os carros passam em alta velocidade. Não há calçadas em boa parte da via, e também não existe ciclovia. O jeito é se espremer ao lado dos motoristas velozes (alguns também são furiosos), ou circular sobre o canteiro gramado.

 

Via que margeia o autódromo: sem espaço para quem caminha e pedala

 

Aos mais apressados, dá vontade de alertar que o autódromo só funciona na parte de dentro, do outro lado do muro. Um pouco adiante está o acesso ao bairro Noroeste, ‘nobre’ e supostamente moderno. Todo dia vejo pedestres e ciclistas passando no local em condições nada amigáveis. Os caminhos de rato (tecnicamente chamados de linhas de desejo) estão bem demarcados na grama. Uma pessoa com deficiência ou restrição na mobilidade não consegue alcançar a pé o bairro de alta renda.

 

Próximo ao bairro Noroeste, ausência total de infraestrutura para pedestres e ciclistas


O governo federal anunciou há poucos dias a proposta de "carro popular", para desespero de quem sonha com cidades humanizadas, mais seguras e saudáveis, com menos carros em circulação. O atraso governamental – em âmbito local e nacional – é bem evidente: Isenção/redução de impostos para o setor automotivo anunciado pelo presidente Lula e muitas obras grandiosas e caras (alargamentos de pistas e construção de viadutos) em andamento no governo Ibaneis no Distrito Federal.


Brasília tem a fama de ser habitada por moradores com anatomia ímpar: cabeça, tronco e quatro rodas. A verdade é que há uma número expressivo de pessoas que percorre a cidade sem carro. Mas o caminho tem muitos obstáculos e as autoridades ainda pensam a cidade na ótica do motorista, como se as ruas fossem pistas de corrida em que o carro deve passar sem limite de velocidade e sem outros usuários (especialmente pedestres e ciclistas) para atrapalhar a fluidez.


Veja um vídeo:

Via exclusiva para motoristas na entrada do bairro Noroeste.

 


Mobilidade urbana não é brinquedo.
Mas, pensando nessa analogia, talvez seja melhor pensar no velho e bom Ferrorama. Ou então, pedalar para mover as bicicletinhas do Bikerama, aí embaixo...



Bikerama: pedais acionam a energia para as bicicletinhas na pista Foto: Arquivo Mobilize


*Texto originalmente publicado por Uirá Lourenço no blog Brasília para Pessoas. Leia o original em https://www.mobilize.org.br/blogs/brasilia-para-pessoas/sem-categoria/cidade-autorama/


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