O uso de bicicletas entre alunos das escolas públicas estaduais do Paraná é o foco de uma pesquisa governamental, coordenada pelo programa Pedala Paraná, que começou no último dia 22 de maio e segue até 6 de junho.
O Censo de Bicicletas e Ciclistas, que pode ser acessado neste link, é um trabalho desenvolvido conjuntamente pelas secretarias estaduais do Esporte e da Educação, esta última responsável pela administração de cerca de duas mil escolas, com um milhão de alunos.
No formulário, o estudante é perguntado sobre se há locais próprios para pedalar na cidade onde vive - tais como parques, ciclovias, rotas rurais etc -; se são realizadas campanhas educativas de trânsito; ou se ele conhece alguém que já sofreu acidente de bicicleta; entre outras questões.
A proposta é que, concluído o levantamento, o link da pesquisa fique disponível aos alunos. E que a partir da análise dos dados possa se promover encontros com técnicos do Pedala Paraná para apontar ações de incentivo ao uso da bicicleta.
Segundo Rogério Riva, diretor de infraestrutura e projetos esportivos da Secretaria do Esporte e coordenador do Pedala Paraná, a pesquisa pode também motivar a construção de novas parcerias e investimentos. "Nunca foi feita uma pesquisa com essa amplitude. Pretendemos, com isso, mapear o cenário e apontar novas ideias voltadas especialmente para o nicho da população que utiliza bicicleta para seus deslocamentos", afirmou.
Depois da adesão da rede estadual, a ideia é levar a pesquisa também para os alunos das redes municipais e particulares.
Leia também:
Mais ciclistas mortos no país: hoje já são 5% dos sinistros de trânsito
Ciclistas, cada vez mais precoces
Em Londrina (PR) e São Paulo, protestos contra atropelamentos
Paraná ganha um novo circuito de cicloturismo
Ciclistas e bikes em Morretes (PR)