A partir do dia 1º de julho, os 42.413 moradores da cidade de Machado, no sul de Minas Gerais, terão transporte público gratuito aos finais de semana. O ônibus circular, que atende a população em seus deslocamentos diários, estará disponível sem custo aos sábados e domingos.
Nesta semana, um projeto de lei nesse sentido, de autoria do executivo municipal, deverá ser encaminhado à Câmara Municipal. A medida, segundo a Prefeitura, visa proporcionar maior comodidade e acessibilidade à população, servindo como um incentivo ao uso do transporte coletivo.
Trata-se de um projeto gradativo, que prioriza a inclusão de diferentes grupos da sociedade, diz a prefeitura: a partir de 1º de setembro, os contemplados com a gratuidade no transporte serão os estudantes universitários. E em janeiro de 2024, a tarifa zero deve ser estendida para toda a população, aponta o projeto.
O prefeito Maycon Willian (PSB) destacou que Machado está "empenhada em se tornar referência em mobilidade urbana", com a implementação da tarifa zero no transporte público. O objetivo, diz o gestor, é "eliminar barreiras financeiras, proporcionando um transporte público gratuito e de qualidade para toda a população", destacou Willian.
Leia também:
"Incentivo ao carro: Lula faz demagogia em vez de política pública"
Deputados no DF criam comissão para discutir Tarifa Zero
Brasileiro gasta de 15% a 20% do salário com transporte
Coalizão Triplo Zero reúne-se em São Paulo
Zero tarifa, zero emissões, zero mortes no trânsito!