Na China já é possível andar de metrô usando apenas a palma da mão. Esqueça o dinheiro, cartão, sistema de embarque por QR Codes, ou mesmo o reconhecimento facial. A novidade do momento, ao menos entre os chineses, é o reconhecimento palmar.
O sistema já está em funcionamento na linha de metrô que serve o mais recente aeroporto do país, o Aeroporto Internacional de Pequim Daxing. Quando o passageiro aproxima sua mão do sensor, mecanismos de escaneamento instalados na linha de bloqueio são acionados e no ato liberam a entrada.
Funciona assim: o sistema "lê" a palma da mão e estabelece a conexão com os dados do usuário - telefone e número de identificação incluídos no sistema de pagamentos WeChat Pay (adotado no país para várias funcionalidades). O usuário ingressa no metrô e a passagem só é cobrada quando ele completar seu trajeto. Assim, a tecnologia permite, por exemplo, que alguém possa viajar no transporte público mesmo se esquecer a carteira e documentos em casa, ou se seu celular ficar descarregado.
Simples, quase etéreo, é o novo modo de embarque no metrô chinês. Foto: Reprodução/ Ecns.cn
Leia também:
Metrô de Xangai é o maior do mundo, com 772 km de extensão
China se prepara para a chegada dos "robotáxis"
Pequim autoriza uso de táxis autônomos sem motorista de segurança
Trem Maglev chinês promete chegar a 600 km/h
Na China, ferrovia centenária opera com trens de alta velocidade