"Uma cidade mais plural, inclusiva, acessível e que promova o encontro de pessoas" é objetivo do Manual de Desenho de Ruas do Recife - Desenhando Ruas para as Pessoas, que acaba de ser publicado pela Prefeitura da capital pernambucana.
O documento foi divulgado por meio de nota à imprensa e "foi elaborado com a participalçao de vários órgãos que cuidam da mobilidade no Recife, como Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), o Instituto Pelópidas Silveira e a parceria da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global. O manual está previsto no Plano de Mobilidade do Recife (Lei Municipal nº 18.887/2021) e estabelece diretrizes para o desenho de ruas da cidade, priorizando as vias para pedestres e ciclistas, seguidas dos transportes públicos, veículos de passeio e veículos de carga. O principal compromisso é o de construir uma cidade focada nas pessoas. O manual completo está disponível no site cttu.recife.pe.gov.br.
A publicação foi baseada no conceito de que "as ruas devem ser ocupadas cumprindo uma função econômica, para dar espaço ao comércio e ao trabalho; social, promovendo igualdade na distribuição do espaço e acesso a todas as pessoas; a função ambiental, com espaços mais arborizados e menos emissão de gases poluentes, além da função cultural, com encontros e espaços para manifestações artísticas".
"A Constituição fala dos direitos fundamentais e a Declaração de Direitos Humanos da ONU fala da garantia de ir e vir e, ligado a isso, temos a mobilidade urbana. Esse é um direito que se constrói coletivamente e isso eu vi aqui com as discussões das câmaras técnicas, das audiências públicas desde 2015. Esse momento também é um momento de construção. O Manual de Desenho de Ruas do Recife passou um longo tempo para ser maturado, é o primeiro do nordeste e tenho certeza que isso será um caminho para outros que virão", explicou Carlos Muniz, secretário de Política Urbana e Licenciamento, que esteve presente ao evento de lançamento.
"O compromisso de construir uma cidade para as pessoas não é algo simples. Envolve o conhecimento do comportamento das vias, envolve dar prioridade para os mais frágeis no trânsito e, também, admitir que o espaço público deve ser ocupado e um lugar de encontros, de vivências, é esse o nosso objetivo e, por isso, estabelecemos esses parâmetros no manual", explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. Entre as metodologias para transformar as ruas do Recife, estão o uso de urbanismo tático, ampliação de calçada, faixas exclusivas de ônibus, implantação de rotas cicláveis e adequação de velocidade máxima.
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