Curitiba inicia na segunda (22) testes com ônibus da brasileira Eletra

Um veículo da montadora, 100% elétrico, prestará serviço a passageiros da linha Interbairros II na capital paranaense. Prefeitura quer testar também outros modelos

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Fonte: Mobilize Brasil/ Urbs  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 18 de maio de 2023

Meta é ter, até 2030, 33% da frota elétrica em Cur

Meta é ter, até 2030, 33% da frota elétrica em Curitiba

créditos: Divulgação/ Prefeitura de Curitiba

Na próxima segunda-feira (22), a cidade de Curitiba começa os testes com um ônibus 100% elétrico da montadora brasileira Eletra. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18) pelo prefeito Rafael Greca (PSD) durante a apresentação do veículo na Praça do Japão, no bairro Batel. 

 

Os testes serão na linha Interbairros II, que transporta 65 mil pessoas por dia e tem 42,5 km de trajeto, e devem durar de 20 a 30 dias, segundo a Prefeitura.

 

Greca afirmou que o município pretende "testar todos os modelos disponíveis no mercado", para atingir a meta do projeto de eletromobilidade de Curitiba.

 

Ao todo, deverão ser investidos R$ 200 milhões na compra de 70 ônibus – 42 tipo padron e 28 articulados -, que serão integrados à frota da cidade até o fim de junho do próximo ano.

 

Testes

Quando forem estiverem comprados, os ônibus elétricos de Curitiba vão trafegar nas linhas Inter II, Interbairros 2 e Leste-Oeste, que transportam, juntas, cerca de 370 mil pessoas por dia.

 

Segundo o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, além da sustentabilidade e da redução do impacto ambiental, o ônibus elétrico traz vantagens econômicas, com reflexo na tarifa no médio prazo. "O custo de aquisição é maior, mas se dilui ao longo do tempo e o custo de manutenção é menor. Nossos estudos mostram que, dentro de cinco anos, os custos já serão mais vantajosos que os do diesel", garantiu Maia Neto. 

 

Outras fabricantes

A Eletra é a segunda montadora a executar testes técnicos com ônibus 100% elétricos no transporte coletivo da capital. A Prefeitura está testando também, desde fim de abril, o ônibus articulado da chinesa BYD, só que sem passageiros. O modelo chinês, que foi testado na linha Interbairros II, passa, na semana que vem, a ser avaliado na linha Centenário/Campo Comprido. Até outubro, além da BYD e da Eletra, Volvo, Mercedes, Higer e Marcopolo devem fazer testes na capital paranaense.

 

A Eletra tem fábrica em São Bernardo do Campo (SP) e seu capital é 100% nacional. Segundo a empresa, a capacidade de produção é de 1,8 mil ônibus elétricos por ano, mas adiantam que é possível aumentar em 50% essa capacidade para atender a demanda do mercado. 

 

O modelo Eletra XY043, do tipo padron, tem capacidade para até 70 passageiros. A carroceria é Caio, o motor e a bateria são Weg. A autonomia é de 250 km e as baterias do veículo serão carregadas de duas a quatro horas no período noturno, na garagem da empresa Redentor. 

 

A presidente da Eletra, Milena Romano, explica que a empresa está trazendo inicialmente um veículo tipo padron, com 12,1 metros. Além desse veículo, que entra em teste na segunda-feira, a montadora promete trazer mais dois veículos, um articulado e mais um padron, de 15 metros, para rodar no sistema de corredores curitibano. Nessa segunda fase, os testes devem durar 60 dias (20 dias para cada veículo).

 

Serão avaliados itens como o consumo de energia, cumprimento da autonomia preconizada, níveis de ruídos e o desempenho do ônibus em variadas topografias (aclives, declives e plano).

 

A expectativa da Prefeitura é que, até 2030, 33% da frota de ônibus de Curitiba esteja operando com emissão zero; e chegar a 100% até 2050, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima), alinhado às ações globais de sustentabilidade.

 

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